16.8 C
Três Lagoas
sábado, 16 de maio, 2026

Meio Ambiente promove Seminário no Dia Mundial da Água

Geral – 22/03/2013 – 19:03

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promoveu o Seminário da Água, no período da manhã desta sexta-feira (22),quando se comemora o Dia Mundial da Água.

O evento foi no Auditório da Unidade I da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Três Lagoas, com a participação e exposições, em palestras e vídeos, de representantes da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), Eldorado Brasil e professores docentes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Três Lagoas.

Aberto oficialmente pelo secretário de Meio Ambiente, Milton Gomes Silveira, no ato também representando a prefeita Márcia Moura (PMDB), o Seminário da Água teve a presença de representante do escritório regional do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), Jussara Barbosa da Fonseca; representante do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), em Três Lagoas, Rafael Alex Barbosa; e os secretários Mario Grespan Neto (Educação e Cultura), Paulo da Paz (Juventude, Esporte e Lazer – Sejuvel) e Marco Garcia de Souza (Desenvolvimento Econômico), acompanhados de diretores de Departamento, representando também as secretarias de Saúde e da Assistência Social.

Entre as demais autoridades, o evento contou com a presença do subcomandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, major Élcio de Almeida; diretor do Sest/Senat (Transportes), Celso Pereira; gerente de Sustentabilidade da Eldorado Brasil, José Antônio Caveanha; assessora chefe do Procon de Três Lagoas, Lilian Campos; e o gerente regional da Sanesul, Álvaro Ricardo Calábria de Araújo, acompanhado do químico industrial e técnico de saneamento, Walter Franco Bogamil.

Temática

Palestras, vídeos e material educativo do Seminário da Água giraram em torno da temática proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), para a comemoração do Dia Mundial da Água. Segundo a Resolução 65/154 da ONU, o ano de 2013 é “o Ano Internacional de Cooperação Água”.

“É um dia oportuno para chamar a sociedade a se conscientizar da responsabilidade que todos temos de preservar a água, usando-a e consumindo-a com responsabilidade”, observou o secretário de Meio Ambiente, ao abrir oficialmente o evento.

“É um evento simples, mas importante pela finalidade de reflexão e conscientização deste recurso natural, essencial para a preservação e continuidade da vida em nosso Planeta”, concluiu Milton Silveira.

“É um dia para pensar em ações de como melhor preservarmos o meio ambiente, aproveitando os recursos naturais, como a água, que não são ilimitados”, destacou a representante do Ibama.

Para Jussara, o Dia Mundial da Água nos leva a pensar na responsabilidade “que todos temos na preservação das riquezas dos nossos Rios, que banham o município de Três Lagoas”, lembrou, se referindo aos Rios Paraná, Sucuriú e Verde.

O representante do escritório do Imasul propôs a criação do “Comitê de Bacias”, a exemplo do que já existe em Campo Grande e outros municípios do MS.

“Está na hora de Três Lagoas poder contar com um Comitê das Bacias e Micro Bacias para regulamentar o uso racional da água e captarmos recursos para ações ambientais”, sugeriu Rafael Barbosa, ao parabenizar a Prefeitura de Três Lagoas pela iniciativa do Seminário da Água.

Entre os presentes, chamou à atenção a presença de um grupo de alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Afonso Pena.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

TJMS começa a ocupar 302 cargos sem concurso após nova lei do Judiciário de MS

Pouco mais de um mês após a entrada em vigor da Lei Estadual 6.567/2026, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS)...

Idoso é preso suspeito de abusar sexualmente das próprias enteadas

Prisão preventiva foi cumprida em assentamento rural, onde investigações continuam para apurar a participação de outros envolvidos

Arauco reforça enfrentamento à exploração sexual infantil com ações do Maio Laranja

Programação promove conscientização voltada aos trabalhadores e à comunidade local