21 C
Três Lagoas
domingo, 11 de maio, 2025

Médicos advertem sobre perigos de versões manipuladas do medicamento Ozempic

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso) alertaram sobre os graves riscos associados ao uso de medicamentos injetáveis alternativos ou manipulados para tratar obesidade e diabetes.

Esses medicamentos, como a semaglutida (Ozempic, Wegovy) e a tirzepatida (Mounjaro, Zepbound), exigem processos rigorosos de fabricação para garantir sua eficácia e segurança. As versões alternativas carecem de bases científicas e regulatórias, expondo os usuários a sérios riscos à saúde.

As entidades recomendam que profissionais de saúde não prescrevam essas versões e que pacientes busquem apenas medicamentos aprovados pela Anvisa. As vendas em sites e redes sociais também são desaconselhadas devido ao risco de adulteração e contaminação.

Além disso, a OMS destacou a escassez global de medicamentos, aumentando a procura por opções não oficiais e falsificadas. Em outubro, a Anvisa foi informada sobre possíveis fraudes com rótulos de Ozempic.

A orientação é adquirir medicamentos apenas em farmácias regularizadas, com nota fiscal, e seguir recomendações baseadas na ciência e ética para garantir a segurança e o bem-estar da população.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motorista foge após provocar acidente e deixar mulher com fratura exposta em Três Lagoas

Na noite do último sábado (10), um grave acidente no bairro Jardim das Acácias, em Três Lagoas, deixou uma mulher de 34 anos com...

Petrobras reforça sua atuação no setor energético com perfuração de poços e retomada de fábricas

A Petrobras iniciou a perfuração de poços no estado da Bahia, após seis anos de pausa, com o início das atividades no campo de...

Novos casos de sarampo no Brasil desafiam certificação de eliminação obtida em 2024

Após recuperar, em novembro de 2024, o certificado de eliminação do sarampo, perdido em 2019, o Brasil enfrenta novos desafios com o surgimento de...