20.9 C
Três Lagoas
domingo, 17 de agosto, 2025

Médico assina receita como médica no Hospital Rocha Faria, denuncia paciente

Saúde – 13/04/2013 – 10:04

Sentindo fortes dores na coluna, o segurança Thiago da Silva Malta, de 29 anos, procurou, na manhã de anteontem, o Hospital Estadual Rocha Faria, em Campo Grande. Depois de três horas de espera, foi atendido por um homem à paisana, que lhe receitou um relaxante muscular e um analgésico. Ao fim da consulta, porém, o paciente percebeu que o “médico” rubricava os prontuários e utilizava o carimbo de outra pessoa — no caso, uma ortopedista.

— Perguntei porque ele assinava com outra identificação. A reposta do médico foi que havia esquecido o carimbo em casa, e que estava autorizado a usar o carimbo daquela outra pessoa — relembra o segurança.

O homem que atendeu Thiago estava sem crachá, sem jaleco e ainda não foi identificado pela polícia. Depois de deixar a unidade, o segurança procurou a 35 DP (Campo Grande), onde registrou o caso como falsidade ideológica.

De acordo com a delegada assistente Tatiane Damáris, todas as partes envolvidas no caso serão chamadas para prestar depoimento:

— É um registro muito sério. Os prontuários com assinatura e carimbo já foram encaminhados para a perícia para serem analisados. Serão ouvidas todas as pessoas que estavam de plantão na ortopedia no dia da ocorrência. Falsidade ideológica é crime, ainda mais quando se trata de saúde.

O porta-voz da presidente do Cremerj, Luis Fernando Moraes, informou que está esperando o segurança formalizar a denúncia no Conselho de Medicina para começar a investigação:

— É preciso apurar em que circunstâncias isso aconteceu. Sem denúncia não há como investigar.

Sem identificação

Preocupado, o pai de Thiago, o aposentado Nilson Malta, de 56 anos, contou que não dexou o filho tomar os remédios receitados.

— Disse a ele que não tomasse os remédios, embora ele estivesse com muita dor. Não sabíamos nem o nome do médico. Como confiar em um médico sem identificação? — ressaltou.

Procurada pelo EXTRA, a Secretaria estadual de Saúde enviou uma nota oficial: “A direção do Hospital Rocha Faria informa que após tomar conhecimento do fato relatado pelo paciente Thiago da Silva Malta determinou a abertura de sindicância em âmbito hospitalar para apurar o caso. Está sendo enviado também um ofício ao Conselho Regional de Medicina para apuração de conduta médica. A direção reforça que não faz parte da conduta esperada dos profissionais que atendem nesta unidade o uso de documento profissional de terceiros e que tomará todas as medidas administrativas após a apuração.”

Fonte: Extra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Varzeano 2025 define campeão neste domingo em Três Lagoas

Finais acontecem no Recanto do Galo com promessa de jogos disputados e casa cheia A temporada 2025 do Campeonato Varzeano de Três Lagoas chega ao...

Portaria estabelece requisitos de programa que permite venda de produtos de origem animal

Com a adesão, produtos como queijos, mel, embutidos e outros de origem animal, poderão ser vendidos em todo o Estado desde que estejam inscritos no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) do município em que são fabricados.

Grêmios estudantis assumem protagonismo no enfrentamento à violência contra a mulher

O programa envolve gremistas das 337 escolas da Rede Estadual, distribuídas nos 79 municípios, em uma jornada de 40 horas formativas.