32.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 16 de abril, 2026

MEC terá 10 mil escolas com programa inovador em 2014

09/04/2014 – Atualizado em 09/04/2014

Por: Agência Brasil

O ministro da Educação, Henrique Paim, disse hoje (9) que o Ministério da Educação (MEC) tem a meta de chegar ao final de 2014 com 10 mil escolas que adotam o Programa Ensino Médio Inovador criado para apoiar e fortalecer propostas curriculares inovadoras nas escolas tornando o ensino mais dinâmico. Atualmente, 5 mil escolas adotam o método. Paim lembrou que o ensino médio é atualmente um grande desafio para a educação brasileira por concentrar a maior taxa de evasão e reprovação.

“Pactuamos com estados para que algumas escolas pudessem, a partir do financiamento do MEC, implantar metodologias inovadoras para fazer com que a escola possam implementar curriculuns diferenciados pro ensino médio para que possamos construir um redesenho curricular. O curriculum envolve integração com a educação profissional, trabalha a relação com a comunidade, por exemplo”, explicou ao participar de audiência pública na Comissão de Educação e Cultura, do Senado.

O ministro disse que esse programa foi o embrião para o Pacto Nacional pelo Ensino Médio em que secretarias de educação estaduais e distrital assume o compromisso pela valorização da formação continuada de professores e coordenadores que atuam no ensino médio de áreas urbanas e rurais. O pacto tem a adesão de todos os estados, segundo Paim. “O pacto começa pela capacitação de professores. São em torno 600 mil no ensino médio”, disse.

A ampliação das escolas de período integral foi outro tema tratado pelo ministro da Educação. Segundo ele, o governo vem empreendendo esforços nesse sentido “De 2010 a 2013 tivemos um crescimento de 139% nas matrículas com jornada igual ou superior a 7 horas”. Paim lembrou que o Plano Nacional de Educação (PNE) prevê a expansão da oferta da educação integral a 25% dos alunos e 50% das escolas de educação básica. “Cremos que é factível cumprir a meta do PNE e até crescermos um pouco mais”, avaliou.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Dupla armada invade residência e faz mãe e filho reféns no Nova Três Lagoas

Criminosos encapuzados, um deles fantasiado, renderam a vítima dentro de casa, ameaçaram com arma de fogo e fugiram

Quase 6 mil famílias são beneficiadas por ‘Gás do Povo’ em Três Lagoas

Dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome mostram que município está entre os cinco com mais beneficiados em Mato Grosso do Sul

Obras da Custódio Andrews avançam em Três Lagoas

Com investimento de R$ 5,8 milhões, projeto inclui pavimentação, drenagem e acessibilidade, mesmo com impacto das chuvas no cronograma