27.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 13 de novembro, 2025

MEC convoca candidatos da lista de espera do Fies para o segundo semestre de 2025

Convocações vão até 28 de novembro e estudantes devem acompanhar o processo pelo portal Fies Seleção

O Ministério da Educação (MEC) começa nesta quinta-feira (13) a convocação dos candidatos da lista de espera para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao segundo semestre de 2025. O prazo vai até as 23h59 do dia 28 de novembro (horário de Brasília).

O Fies é o programa do governo federal que oferece financiamento a estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação de instituições privadas de ensino superior.

ACOMPANHAMENTO
Os candidatos devem acompanhar o resultado de eventual pré-seleção por meio do site Fies Seleção, acessando com login único pela plataforma Gov.br. Para manter a vaga, é obrigatório que o estudante tenha condições de cumprir a frequência mínima exigida no curso, turno e local para o qual se inscreveu.

DOCUMENTOS
Os estudantes pré-selecionados deverão comprovar as informações declaradas no momento da inscrição junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino em que foram selecionados.

Esse procedimento deve ser feito em até dois dias úteis após a pré-seleção. Conforme o edital do Processo Seletivo nº 21/2025, a entrega dos documentos pode ser realizada de forma física ou digital, conforme os horários definidos pela instituição.

ETAPAS
Após a aprovação pela CPSA, o candidato tem até dez dias — contados a partir do terceiro dia útil após a validação pela comissão — para confirmar as informações junto ao agente financeiro. Somente após essa etapa o financiamento poderá ser formalizado.

Caso o candidato não apresente os documentos exigidos ou perca algum prazo, a vaga será automaticamente repassada ao próximo classificado na lista de espera.

COMPLEMENTAÇÃO
Os candidatos às vagas reservadas para pessoas com deficiência (PCD) devem apresentar laudo médico com o grau e a espécie da deficiência, além do código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID).

Se houver erros ou inconsistências nas informações, a instituição poderá solicitar documentação complementar para validação.

FIES SOCIAL
Metade das vagas é destinada ao Fies Social, voltado a candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 759,00 em 2025) e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Os pré-selecionados para essa modalidade estão dispensados da comprovação de renda, mas devem comparecer à instituição de ensino para confirmar as demais informações exigidas.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Cinco são presos e drogas, armas e munições é apreendida durante operação

Ação conjunta das Polícias Civil e Militar cumpriu 14 mandados de busca e apreensão e mobilizou mais de 70 agentes em Três Lagoas e Araçatuba, em São Paulo.

Coordenador da SES alerta para risco de epidemia simultânea de dengue e chikungunya em MS

Em entrevista à Caçula FM, Mauro Lúcio Rosário reforçou a importância da mobilização da população no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Câmara de Três Lagoas homenageia profissionais que contribuem com o desenvolvimento da cidade

Sessão solene proposta pela vereadora Evalda Reis destacou nomes da saúde, educação, assistência social, comércio, agronegócio e política O plenário da Câmara Municipal de Três...