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quarta-feira, 18 de junho, 2025

Mato Grosso do Sul se destaca com uma das melhores malhas rodoviárias do Brasil

Investimentos de R$ 2,5 bilhões em infraestrutura e parcerias público-privadas colocam o estado em 4º lugar no ranking nacional de rodovias, impulsionando o turismo e a economia local.

Mato Grosso do Sul conquistou o quarto lugar no Ranking de Competitividade dos Estados e Municípios 2024, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em relação às condições de suas rodovias, ficando atrás apenas de São Paulo, Alagoas e Distrito Federal. Esse avanço é resultado de investimentos massivos do governo estadual, que destinou R$ 2,5 bilhões para a pavimentação e revitalização de estradas em todas as regiões do estado, além de parcerias com a iniciativa privada.

As obras visam não apenas melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial, mas também garantir mais segurança e acessibilidade aos motoristas, além de gerar empregos e fortalecer a economia. Um dos principais focos é a região conhecida como Vale da Celulose, que está recebendo mais de R$ 380 milhões em melhorias nas rodovias MS-338 e MS-357, criando uma nova rota entre Ribas do Rio Pardo e Camapuã.

Infraestrutura rodoviária impulsiona o turismo e a economia

Outra grande obra em destaque é a implantação da Rodovia Sul-Fronteira, que liga várias cidades da fronteira com o Paraguai pela MS-165. Esse projeto busca impulsionar a economia regional e garantir um trajeto mais seguro para os motoristas. Obras importantes também ocorrem na MS-270, conectando Ponta Porã a Cabeceira do Apa, além de melhorias nas rodovias MS-166 e MS-384.

O turismo é outro setor beneficiado com os investimentos nas rodovias de Mato Grosso do Sul. Em Bonito, uma das principais cidades turísticas do estado, foi concluída a “Estrada do 21”, que encurta em 80 km o percurso entre Campo Grande e Bonito, por meio da rodovia MS-345. A obra, que recebeu R$ 320 milhões, facilitará o acesso ao principal destino de ecoturismo do Brasil, além de promover o desenvolvimento econômico da região.

Além disso, a pavimentação da Rodovia do Turismo em Bonito, que agora conecta os balneários do Rio Formoso com ciclovia e uma nova ponte, facilita o acesso aos atrativos turísticos como o Balneário do Sol e o Ecopark Porto da Ilha. A obra, antes um entrave para o fluxo turístico, agora oferece maior comodidade e segurança.

Em Terenos, a pavimentação da estrada de acesso ao balneário do Cachoeirão e as obras na MS-010, facilitando o acesso ao Quilombo Furnas do Dionísio, também incentivam o turismo e o lazer na região.

Parcerias com a iniciativa privada elevam qualidade das rodovias

O governo estadual não trabalha sozinho. As parcerias com a iniciativa privada têm sido essenciais para melhorar as rodovias. A MS-306, que conecta Costa Rica, Chapadão do Sul e Cassilândia, foi a primeira rodovia concessionada do estado. Com a concessão de 30 anos para a empresa Way-306, a rodovia agora oferece melhores condições de tráfego, monitoramento constante e uma significativa redução no número de acidentes.

O sucesso da MS-306 abriu portas para outras concessões. O complexo viário formado pela MS-112, BR-158 e BR-436, com 412 quilômetros de extensão, também foi concessionado, proporcionando aos usuários mais segurança e conforto. O próximo grande projeto rodoviário a ser concedido é a “Rota da Celulose”, que abrange trechos das rodovias estaduais MS-040, MS-338 e MS-395, e das federais BR-262 e BR-267. O projeto, que totaliza 870,3 quilômetros, deve receber R$ 9 bilhões em investimentos privados. O leilão está marcado para 5 de dezembro em São Paulo.

O governador Eduardo Riedel destacou a importância dessas parcerias para o desenvolvimento do estado: “Temos um investimento robusto para qualificar a infraestrutura e logística do Estado. A Rota da Celulose será um dos maiores projetos rodoviários do Brasil, com um modelo dinâmico e flexível, garantindo mais segurança aos motoristas e impulsionando a economia de Mato Grosso do Sul”.

Com uma política focada em inovação e melhorias contínuas, Mato Grosso do Sul se consolida como um exemplo nacional na gestão de rodovias, beneficiando o setor produtivo, o turismo e a qualidade de vida de seus habitantes.

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