32 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de dezembro, 2025

Mato Grosso do Sul registra mais de 19 mil casos de dengue em 2024

Estado confirma 29 óbitos e vacina já foi aplicada em mais de 84 mil pessoas; SES alerta para aumento dos casos de Chikungunya.

Mato Grosso do Sul já contabilizou 19.043 casos prováveis de dengue, dos quais 15.744 foram confirmados em 2024, conforme o boletim da 35ª semana epidemiológica divulgado nesta terça-feira (3). Até o momento, 29 óbitos foram confirmados em decorrência da doença, e outros 16 seguem em investigação.

Nas últimas duas semanas, apenas o município de Brasilândia apresentou incidência média da doença. Os óbitos ocorreram em 16 municípios do estado, incluindo Maracaju, Chapadão do Sul, Dourados, Naviraí e Campo Grande. Entre as vítimas, 15 possuíam comorbidades, como doenças crônicas.

Vacinação avança

O boletim também revelou que 84.706 doses da vacina contra a dengue já foram aplicadas. Mato Grosso do Sul recebeu 173.140 doses do Ministério da Saúde. O esquema vacinal prevê duas doses, com intervalo de três meses entre elas, sendo recomendado para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, grupo com maior taxa de hospitalização pela doença.

Chikungunya em alerta

Além da dengue, o estado registrou 3.232 casos prováveis de Chikungunya, com 881 confirmações, porém sem óbitos. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) reforça a importância de não se automedicar e recomenda que, ao surgirem sintomas de dengue ou Chikungunya, a população busque atendimento nas unidades de saúde.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Transformação tecnológica consolida novo modelo de assistência e gestão do SUS em Mato Grosso do Sul

Inauguração de centro de inteligência estratégica e expansão da telessaúde garantem maior equidade no acesso a especialistas e modernizam a administração pública estadual O ano...

Detran-MS dobra o número de veículos recuperados em rodovias estaduais durante o ano de 2025

Balanço da fiscalização viária aponta salto na recuperação de automóveis e revela dados preocupantes sobre condutores sem habilitação e uso de celular ao volante. Um...

Mato Grosso do Sul registra alta procura por nova CNH com regras que reduzem custos em até 80%

Resolução do Contran agiliza processos para primeira habilitação e garante isenção de taxas na renovação automática para condutores sem infrações Desde o lançamento da Resolução...