30.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 25 de novembro, 2025

Mato Grosso do Sul quebra recorde de produção de soja pelo sexto ano

11/04/2018 14h37

Desde o ciclo 2012/2013, os produtores do estado vêm, a cada safra, superando os registros históricos de produção do grão em Mato Grosso do Sul.

Por: Da Redação

Pela sexta safra consecutiva, Mato Grosso do Sul quebrou o recorde de produção de soja. No ciclo 2017/2018, estimativas da Associação dos Produtores da Oleaginosa (Aprosoja/MS), apontam que os agricultores do estado colheram 9,558 milhões de toneladas, um salto de 12,01% frente aos 8,532 milhões de toneladas da temporada 2016/2017.

Desde o ciclo 2012/2013, os produtores do estado vêm, a cada safra, superando os registros históricos de produção do grão em Mato Grosso do Sul.

Nestes seis ciclo, a área cultivada com o grão cresceu em Mato Grosso do Sul 37,89%, passando de 1,958 milhão de hectares para 2,700 milhões de hectares, mas a produção aumentou 64,79%, pulando das 5,800 milhões de toneladas para as 9,558 milhões de toneladas. A produtividade que era de 48 sacas por hectare, na mesma comparação, passou para 59 sacas por hectare.

Entidades do setor, como a própria Aprosoja/MS e o Sistema Famasul, têm apontado que o estado vem se destacando na agricultura nacional nos últimos anos em razão, entre outros motivos, do investimento feito pelos produtores na utilização de novas tecnologias, que possibilitaram, por exemplo, ampliar a produtividade e recuperar áreas degradadas ou em processo de degradação.

Mesmo com o incremento expressivo nesta temporada, o estado se mantém no ciclo como o quinto maior produtor nacional da oleaginosa, atrás de Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná e Goiás.

Por G1.com

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Audiência no Senado expõe desafios e avanços do Vale da Celulose em MS

Representando Três Lagoas, o prefeito Cassiano Maia participou do debate e alertou para as “dores do desenvolvimento” em meio à expansão bilionária do setor.

Dino Fonseca chega a Três Lagoas após o Natal com night premium

Caçula FM fará sorteios exclusivos de ingressos e camarim para os amantes de hits internacionais que marcaram época Três Lagoas entra no clima do pós-Natal...

Fernanda Aranha garante dois ouros nas comemorações dos 40 anos do Grupo Memória Capoeira

Contramestra venceu duas provas no evento realizado em Ilha Solteira e Selvíria e reforça seu papel no esporte: ela desenvolve projeto com crianças...