29.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 15 de setembro, 2025

Mato Grosso do Sul pode ganhar seis novas varas federais

Medida aprovada pelo Conselho da Justiça Federal visa ampliar o acesso à Justiça no interior do Estado

O Estado de Mato Grosso do Sul está mais próximo de fortalecer sua estrutura judiciária com a possível criação de seis novas varas federais. A proposta foi aprovada na última sexta-feira (12) pelo CJF (Conselho da Justiça Federal) e agora seguirá os trâmites legais para se tornar lei.

As novas unidades estão previstas para os municípios de Três Lagoas, Ponta Porã, Naviraí, Dourados, Bonito e Corumbá, ampliando a capilaridade da Justiça Federal no território sul-mato-grossense.

TRÂMITE

Com a aprovação do CJF, o anteprojeto de lei será encaminhado para análise do STJ (Superior Tribunal de Justiça). Na sequência, passará pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e, posteriormente, será apreciado pelo Congresso Nacional.

A medida atende a uma antiga demanda de advogados e da população local, que enfrentam dificuldades com a limitação da estrutura judiciária atual. A expectativa é de que a instalação das novas varas facilite o acesso à Justiça e reduza a sobrecarga das unidades já existentes.

DIÁLOGO

A proposta foi discutida recentemente em Mato Grosso do Sul, durante visita de uma comitiva do CJF e do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), liderada pelo ministro Herman Benjamin, presidente do STJ, e pelo desembargador federal Carlos Muta.

“O objetivo é estar presente em um dos estados que mais cresce no país, conhecer os problemas que desafiam o Judiciário e, no caso da Justiça Federal, visitar locais onde pretendemos criar novas varas. Queremos que essa iniciativa seja um cartão de visita da magistratura federal brasileira”, afirmou o ministro Herman.

AVANÇO

A procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, destacou que a criação das varas representa um avanço institucional relevante. Para ela, a proposta é resultado do diálogo entre o Judiciário e o Executivo estadual, liderado pelo governador Eduardo Riedel.

“A ampliação das varas vai proporcionar uma melhora significativa nos serviços prestados à nossa população. Esse resultado é fruto da caminhada da direção do TRF3, que sempre estendeu participação e diálogo com o Executivo”, ressaltou Ana Ali.

Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Secretarias publicam resoluções sobre atendimento a autistas e criação de grupo

Elas definem regras para centro de alunos e revisão de políticas públicas para pessoas com TEA A SED (Secretaria Estadual de Educação) e a SEC...

Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França

Foram 52 milhões de hectares entre os anos de 1985 e 2024 A forma como o ser humano ocupou a Amazônia nos últimos 40 anos...

Bolsonaro deixa hospital e retorna à prisão domiciliar em Brasília

Ex-presidente passou por retirada de lesões na pele e foi diagnosticado com princípio de anemia, segundo médico