25.7 C
Três Lagoas
domingo, 22 de fevereiro, 2026

Mato Grosso do Sul mantém segurança hídrica e abastecimento regular nos municípios operados pela Sanesul

Investimentos contínuos e planejamento técnico garantem fornecimento de água tratada em 68 cidades, mesmo diante de cenário nacional de preocupação com escassez

Em meio a um cenário nacional marcado por debates sobre insegurança hídrica e episódios de racionamento em grandes centros urbanos, Mato Grosso do Sul apresenta um quadro distinto. Segundo o diretor Comercial e de Operações da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), Madson Valente, os municípios atendidos pela companhia contam atualmente com abastecimento regular e segurança hídrica.

A avaliação foi feita após a divulgação de notícias sobre dificuldades no fornecimento de água em diferentes regiões do país. “O mundo discute a questão da insegurança hídrica. No Brasil, embora sejamos o país mais rico em água doce do mundo, a gente vê o povo de São Paulo padecendo, não tendo água de forma regular”, afirmou.

O diretor também citou desafios enfrentados por outras capitais e regiões brasileiras, destacando que, em contraste, o cenário sul-mato-grossense é resultado de planejamento e investimentos realizados ao longo dos anos. “Nos sistemas que a Sanesul opera temos segurança hídrica em todas as cidades. Isso não é resultado do acaso, nem da sorte. É resultado de investimentos que, ao longo do tempo, a empresa vem fazendo”, destacou.

A mesma avaliação é compartilhada pelo diretor-presidente da companhia, Renato Marcílio, que tem reiterado que a segurança hídrica no Estado é fruto de planejamento técnico, responsabilidade na gestão e investimentos contínuos. Para ele, garantir água tratada com regularidade à população é uma política pública estruturante, que exige visão estratégica e compromisso permanente.

Madson Valente ressaltou ainda que a política de investimentos segue diretrizes do Governo do Estado, com foco na universalização do saneamento. “Cumprindo um propósito do governo, que é avançar e fazer de Mato Grosso do Sul o primeiro estado a universalizar o saneamento no Brasil”, afirmou, ao reforçar que o avanço na infraestrutura hídrica exige constância e compromisso.

Atualmente, a Sanesul opera em 68 municípios sul-mato-grossenses, onde o abastecimento de água já foi universalizado, mantendo investimentos permanentes para assegurar regularidade no fornecimento e ampliar a cobertura de esgotamento sanitário.

A estrutura operada pela empresa assegura a produção e distribuição de aproximadamente 11,7 bilhões de litros de água tratada por mês, atendendo cerca de 664 mil ligações ativas nos municípios sob sua responsabilidade.

Os números evidenciam a dimensão do sistema e a capacidade instalada que sustenta a regularidade no abastecimento, mesmo em um contexto nacional marcado por episódios de escassez e racionamento em diversas regiões do país.


Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mapeamento de Criativos de MS continua em 2026 e amplia cadastro de agentes da economia criativa

Iniciativa da Setesc busca fortalecer banco de dados estadual para subsidiar políticas públicas, investimentos e ações estratégicas no setor cultural

Divulgada lista de aprovados do Concurso Nacional Unificado, prazo para confirmar interesse começou neste sábado

Convocados devem manifestar interesse nas vagas imediatas até segunda-feira (23), pelo site da banca organizadora O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos...

UFMS abre inscrições para residência em engenharia de software com bolsa de R$ 5 mil

Programa é voltado à inovação no Judiciário e na administração pública estadual, com vagas para residência e especialização Estão abertas as inscrições para a Residência...