34.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 7 de janeiro, 2026

Mato Grosso do Sul encerrou 2025 com queda nos casos e mortes por dengue

Estado registrou 8,4 mil casos confirmados e 20 óbitos, números inferiores aos de 2024, segundo boletim epidemiológico

Mato Grosso do Sul encerrou o ano de 2025 com 8.461 casos confirmados de dengue e 20 mortes em decorrência da doença. Os dados constam no boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (5) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e apontam uma redução significativa em relação ao ano anterior.

De acordo com o levantamento, o número de casos caiu 47,86% na comparação com 2024, quando foram registrados 16.229 casos confirmados. As mortes também apresentaram redução, passando de 32 óbitos em 2024 para 20 em 2025.

Entre as vítimas fatais, oito eram mulheres e 12 homens, com idades entre 12 e 88 anos. Os óbitos foram registrados nos municípios de Antônio João, Aparecida do Taboado, Iguatemi, Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Paranhos, Itaquiraí, Água Clara, Miranda, Ribas do Rio Pardo e Campo Grande. Do total de mortes confirmadas, nove pessoas apresentavam algum tipo de comorbidade.

Apesar da queda, o Estado ainda mantém atenção redobrada. Atualmente, nove mortes seguem em investigação por suspeita de dengue, além de 14.126 casos suspeitos da doença em Mato Grosso do Sul.

Vacinação

O boletim também traz dados sobre a vacinação contra a dengue. Até o fim de 2025, foram aplicadas 201.633 doses do imunizante na população-alvo. Ao todo, o Estado recebeu 241.030 doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

O esquema vacinal prevê duas doses, com intervalo de três meses entre elas. A vacinação é destinada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue entre o público infantojuvenil, de 6 a 16 anos.

Com informações Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Anvisa manda recolher panetones após detectar presença de fungos

Medida atinge quatro lotes do produto e também suspende alimentos com cogumelos não autorizados A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta terça-feira (6),...

Anvisa proíbe lotes de fórmulas infantis da Nestlé por risco de contaminação

Medida preventiva envolve produtos vendidos em mais de 30 países e não há registros de intoxicação A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a...

Lei sancionada proíbe descontos de associações em benefícios do INSS

Nova legislação determina busca ativa de aposentados e pensionistas lesados e garante ressarcimento de valores cobrados indevidamente O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou...