30.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 4 de novembro, 2025

Mato Grosso do Sul cria Central Única de Regulação para urgência e emergência

Foi pactuada na última sexta-feira (23), durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), a criação da Central Única de Regulação da Urgência e Emergência para as macrorregiões de Campo Grande e Três Lagoas. A medida, coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES), unificará duas estruturas regulatórias atualmente separadas, com o objetivo de agilizar atendimentos, otimizar recursos e aumentar a eficiência no sistema público de saúde.

A nova Central será responsável por gerenciar o acesso a leitos hospitalares do SUS em unidades públicas, conveniadas e contratadas pelo Estado. O processo será conduzido pelo Complexo Regulador Estadual (Core), que exigirá atualização em tempo real do Mapa de Leitos por todas as unidades envolvidas.

Segundo a superintendente de Gestão Estratégica da SES, Maria Angélica Benetasso, a unificação representa um avanço histórico. “Vamos garantir mais equidade e agilidade no acesso aos leitos, respeitando a integralidade do cuidado ao usuário do SUS”, afirmou.

A implantação ocorrerá em quatro etapas: diagnóstico da situação atual, planejamento da integração, execução das mudanças físicas e operacionais e, por fim, monitoramento contínuo dos resultados. Entre os benefícios esperados estão a redução do tempo de resposta no atendimento a pacientes graves, eliminação de retrabalhos e maior transparência nas decisões regulatórias.

O secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa, destacou que a medida representa uma mudança de modelo. “Estamos saindo de uma regulação fragmentada para uma estrutura unificada, mais eficiente e com foco no paciente”, disse.

Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Semana do Lixo Zero encerra com recolhimento de mais de meia tonelada de resíduos em Três Lagoas

Ação na Cascalheira e mobilizações educativas garantem descarte correto de mais de 3 toneladas de materiais e reforçam a importância da preservação ambiental A Prefeitura...

Rebeca, a judoca de 11 anos que vende canetas para lutar por um sonho

Jovem atleta de Três Lagoas encantou Toninha Campos ao contar sua história de superação e amor pelo esporte.

Três Lagoas aplica mais de 5 mil doses durante Campanha de Multivacinação em outubro

Ação da Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da imunização e amplia cobertura vacinal entre crianças e adolescentes de até 14 anos