22.8 C
Três Lagoas
domingo, 1 de fevereiro, 2026

Mato Grosso do Sul continua sem casos confirmados de sarampo em 2025

Estado mantém vigilância ativa e reforça ações de prevenção nas fronteiras; 84 notificações foram registradas, mas nenhuma confirmação

Mato Grosso do Sul segue sem registros confirmados de sarampo em 2025, de acordo com a Nota Técnica nº 6/2025, divulgada pela SES (Secretaria de Estado de Saúde). Até o momento, foram feitas 84 notificações suspeitas da doença: 48 já foram descartadas e 36 seguem em investigação. Nenhum caso foi confirmado.

RISCO

A Secretaria orienta os municípios a manterem a vigilância ativa, o bloqueio vacinal seletivo e a coleta laboratorial em todas as suspeitas, principalmente em regiões de fronteira. A medida busca conter o risco de reintrodução do vírus, já que o Brasil já confirmou 27 casos este ano, e países vizinhos como Bolívia e Paraguai emitiram alertas sobre aumento nas ocorrências.

ENCONTRO

Como parte das estratégias de prevenção, a SES realizou, em 26 de setembro, a Web Reunião sobre Sarampo. O foco do encontro foi a apresentação e discussão da Nota Técnica nº 6/2025 com coordenadores municipais de imunização e vigilância epidemiológica.

ALINHAMENTO

O evento também serviu para reforçar diretrizes como vigilância ativa, bloqueio vacinal seletivo e coleta laboratorial em casos suspeitos. A articulação com os municípios, especialmente os de fronteira, é considerada essencial para manter o controle da doença.

AVALIAÇÃO

“O sarampo apresenta elevada transmissibilidade, por isso a prevenção exige vigilância ativa, investigação imediata e bloqueio vacinal seletivo. A cobertura da tríplice viral é determinante para manter o Estado sem registros da doença”, afirmou Frederico Moraes, gerente de Imunização da SES.

AÇÕES

Desde 2024, o Estado tem intensificado medidas preventivas. Uma das principais foi a campanha “MS Vacina Mais: Sarampo”, realizada em agosto, com um Dia D de mobilização. A iniciativa incluiu a aplicação da dose zero para bebês de 6 a 11 meses e a atualização da carteira vacinal de pessoas entre 12 meses e 59 anos com esquema incompleto.

CAPACITAÇÃO

Além disso, a SES promoveu o seminário “Imersão em Sarampo” em municípios estratégicos como Dourados e Ponta Porã. O evento capacitou profissionais de saúde para diagnóstico precoce, vigilância epidemiológica e estratégias de imunização, fortalecendo as ações de prevenção em todo o Estado.

Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três em cada dez desaparecidos no Brasil são crianças ou adolescentes

Sumiço de meninas lidera casos de desaparecimento infantojuvenil Três em cada dez casos de desaparecimento registrados no Brasil, durante o ano de 2025, envolveram crianças...

Brasil registrou 84,7 mil desaparecidos em 2025; média de 232 por dia

O total de pessoas localizadas também vem aumentando ano a ano O Brasil registrou 84.760 casos de desaparecimento de pessoas em 2025. O número equivale...

Polícia Civil recupera dez cervejeiras furtadas em operação da SIG

Equipamentos avaliados em cerca de R$ 60 mil foram desviados de empresa de transporte, onde três pessoas poderão responder por receptação