13 C
Três Lagoas
quarta-feira, 9 de julho, 2025

Marcia Moura se reúne com a Caixa para definir próximas etapas do processo de seleção do Residencial “Orestinho”

24/09/2015 – Atualizado em 24/09/2015

Sorteio dos apartamentos dos pré-selecionados da primeira etapa será dia 21 de outubro

Por: Assessoria de Imprensa

Com objetivo de atender o anseio da população que aguarda pelo sonho da conquista da casa própria, a prefeita Marcia Moura (PMDB) esteve nesta terça-feira (22), na Agência de Habitação do Estado de Mato Grosso do Sul (AGEHAB) e na Superintendência da Caixa Econômica Federal – CEF, em Campo Grande (MS). A responsável pelo Setor de Habitação, Sônia Gois e a assistente Elaine Cristina Freitas Ornellas também acompanharam as reuniões.

No período da manhã, a prefeita se reuniu com a secretária de Habitação do Estado, Maria do Carmo Avesani Lopez, a fim de propor ações que possam diminuir o déficit de moradia em Três Lagoas.

RESIDENCIAL ORESTINHO

Já no período da tarde, a prefeita junto com a sua equipe esteve com o gerente regional da Superintendência da Caixa Econômica Federal, Ubiratan Rebolças Chaves, junto à equipe da Brooksfield – responsável pela construção do Residencial Orestinho e da representante da Senadora da República Simone Tebet (PMDB), Beatriz Zandonadi e representantes da Agehab para definirem as próximas etapas do residencial.

Segundo Marcia, a reunião foi produtiva sendo que a Caixa autorizou a realização do sorteio dos apartamentos aos pré-selecionados da primeira etapa para o dia 21 de outubro. “Os sorteios dos apartamentos serão feitos em etapas assim como ocorreu com as pré-seleções”, explicou.

Enquanto isso, a Caixa está realizando um levantamento minucioso dos dossiês dos pré-selecionados da segunda etapa e fazendo um pente fino nos apartamentos construídos, verificando as instalações elétricas, hidráulicas, entre outros.

Marcia foi enfática ao dizer que exigiu, junto aos órgãos competentes, que a entrega das chaves dos apartamentos aos beneficiados ocorra até dezembro deste ano.

PROCESSO DE CADASTRAMENTO

Para a futura entrega dos apartamentos do Residencial “Orestinho” que conta com 1.432 unidades habitacionais, o Departamento de Habitação da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação dividiu em várias etapas o processo de cadastramento e seleção.

Entre o final do ano passado até em março de 2015 ocorreu o processo de cadastramento e atualização no Sistema Habitacional para a primeira primeira etapa de sorteios.

Segundo o Departamento, durante este primeiro período foram realizados 3.308 cadastros e recadastramentos. Em abril foi realizado a primeira etapa do sorteio de pré-seleção de candidatos à aquisição de 432 unidades habitacionais, que corresponde a cerca de 30% do total de apartamentos do Residencial. Foram pré-selecionados ainda 130 para composição de lista de espera, totalizando 562 nomes, para a suplência de vagas, caso as pessoas sorteadas tivessem sua documentação indeferida após análise da Caixa Econômica Federal.

Após o sorteio, o Município por meio do Departamento de Habitação convocou os primeiros classificados para a apresentação e verificação da documentação para o envio a Caixa Econômica Federal, que aconteceu de abril a maio.

No quinto mês do ano, o Departamento de Habitação realizou a montagem do dossiê do documento dos pré-selecionados, que é a união dos documentos que serão analisados, avaliados, aprovados ou indeferidos pela Caixa Econômica Federal, que poderá desclassificar os nomes sorteados, de acordo com os critérios estabelecidos pela instituição e pelo Programa “Minha Casa Minha Vida”.

Em junho foi realizada a segunda etapa de sorteios dos pré-selecionados. A reabertura dos cadastros aconteceu em abril. Em julho foi definido para os sorteados o prazo final da entrega de documentos para a Caixa analisar. Também, no mesmo mês de junho, encerrou o cadastro da terceira etapa do sorteio de pré-seleção para o Residencial “Orestinho”.

Em Assembleia do Conselho Municipal de Habitação, ficou resolvido que, para o equilíbrio populacional do conjunto de habitação de interesse social em condomínio, foram reservados 60% para famílias com dois a nove dependentes; 15% para famílias com um dependente; 5% para quem possui membros entre 18 e 59 anos de idade e sem dependentes menores; 10% para quem tem alguém da família com deficiência; e 10% para pessoas com mais de 60 anos de idade.

Segundo dados levantados pelo setor, Três Lagoas está entre as cidades do Mato Grosso do Sul que possui o maior número de casas pelo Programa do Governo Federal “Minha Casa Minha Vida”.

Com o Residencial Novo Oeste, já entregue, e esse outro ainda em construção, serão 2,6 mil famílias três-lagoenses beneficiadas, sendo que do total, 1.224 já estão residindo em seus imóveis.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Confusão em frente ao IFMS: motorista embriagado bate em ônibus, tenta invadir unidade e é imobilizado por populares

Homem dirigia na contramão ao som de rock, com garrafa de cerveja na mão, causou tumulto, tentou agredir um ciclista e acabou contido por...

Homem morre após invadir contramão e ser atingido por carreta na BR-158, em Aparecida do Taboado (MS)

Um homem de 46 anos morreu na madrugada do último sábado (5), após colidir contra uma carreta na rodovia BR-158, em Aparecida do Taboado,...

Aeroporto de Paranaíba (MS) terá voos noturnos com investimento de R$ 2,4 milhões

O aeródromo de Paranaíba, no leste de Mato Grosso do Sul, está prestes a passar por um importante processo de modernização. Com investimento previsto...