Economia – 17/05/2012 – 11:05
Sabendo que o PIB do primeiro trimestre ficou abaixo do esperado, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, convocou dirigentes da indústria, do varejo e da construção civil nesta quarta-feira em Brasília para transmitir uma mensagem de confiança e pedir que os empresários continuem a investir.
No Ministério da Fazenda, informações de bastidores dão conta de que o primeiro trimestre registrará crescimento menor em relação ao quarto trimestre de 2011, e inferior ao esperado pela presidente Dilma Rousseff.
“O governo espera um pequeno crescimento em relação ao quarto trimestre”, disse uma fonte ligada à equipe econômica do governo.
No ano passado, o último trimestre registrou avanço de 0,3 por cento na comparação com o período de três meses imediatamente anterior, que, por sua vez, não avançou.
A Reuters mostrou no início desta semana que a expectativa de expansão da atividade neste ano é de 3,2 por cento.
“O desempenho no primeiro trimestre vai ser fraco, menor do que queríamos”, afirmou, por sua vez, um outro técnico da área econômica. Segundo ele, ao término de 2012, a economia deverá estar rodando a uma taxa anualizada de 4,5 por cento.
O governo manifesta preocupação porque as medidas adotadas para incentivar o nível de atividade -redução da taxa Selic, desoneração, incentivo ao crédito e ao investimento- ainda não começaram a surtir efeito.
Nessa situação de economia ainda em ritmo fraco, o agravamento da crise externa é um fator a mais para limitar o crescimento.
Fonte: Reuters