25.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 27 de abril, 2026

Manifestantes pedem aplicação da Ficha Limpa em frente ao STF

Política – 10/10/2012 – 17:10

Com vassouras em punho, apitos e gritos de ordem, cerca de 60 pessoas fizeram uma limpeza simbólica da praça dos Três Poderes, na tarde desta quarta-feira (10), para pedir a aplicação imediata da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2012.

Moradores do município de Catalão, em Goiás, os manifestantes se posicionaram diante do Supremo Tribunal Federal (STF) para reivindicar que a Justiça Eleitoral impeça a posse do prefeito eleito da cidade, Jardel Sebba (PSDB-GO). Segundo os integrantes do protesto, Sebba teria sido enquadrado pela nova legislação eleitoral, porém, se manteve na disputa pelo comando da cidade por força de um recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No sistema eletrônico da Justiça Eleitoral, Sebba aparece com a votação zerada. O TSE aponta o candidato Adib Elias (PMDB-GO) como vencedor da eleição municipal de Catalão, com 23.696 (93,88%) dos votos válidos.

Organizador da manifestação, o goiano Luiz Fernando Pimentel ressalta que o movimento é apartidário e teria sido arregimentado para que a Lei da Ficha Limpa seja respeitada. O grupo pretende entregar nesta tarde uma carta à presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, pedindo que o julgamento do prefeito eleito seja realizado rapidamente.

Aos brados de “queremos Ficha Limpa”, os eleitores goianos varreram, cantaram e dançaram no tradicional local de manifestações de Brasília durante a sessão desta quarta do julgamento do mensalão. Faixas com os dizeres “Lei da Ficha Limpa Já” e “Pelo fim da corrupção” também foram estendidas na praça.

Fonte: Do G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Governo de MS lança manual inédito para fortalecer integridade e transparência na gestão pública

Documento elaborado pela Controladoria-Geral do Estado é um dos primeiros do país e orienta órgãos na implantação de programas de compliance

Chikungunya avança em MS com mais de 7,5 mil casos prováveis e 13 mortes confirmadas

Boletim da Secretaria de Saúde aponta aumento da doença em 2026, enquanto dengue segue com baixa incidência e sem óbitos no Estado

Procon-MS celebra 40 anos com ações sustentáveis e digitalização de processos

Órgão reforça compromisso ambiental ao reciclar toneladas de papel e adotar práticas de consumo consciente em Mato Grosso do Sul