19.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 25 de julho, 2025

Maleta que identifica fraudes em hidrômetros é doada ao Estado

10/06/2016 – Atualizado em 10/06/2016

Por: Marcio Ribeiro com Diário Digital

A Secretaria de Estado Justiça e Segurança Pública (Sejusp) recebeu da Águas Guariroba, concessionária responsável pelos serviços de água e coleta e tratamento de esgoto de Campo Grande, uma maleta com equipamento de aferição de hidrômetro, responsável por identificar fraudes , que será destinada para a Coordenadoria Geral de Perícias (CGP).

A doação do equipamento aconteceu nesta quinta-feira (9), na sede da Secretaria. A maleta é composta por um medidor ultrassônico, manômetro, registro de gaveta, registro de fechamento rápido, engate rápido e mangueira para conexão. Conforme o Coordenador Geral de Perícias, José Bento Correa, esse equipamento será instalado no Instituto de Criminalística (IC) e irá agilizar o trabalho dos peritos criminais, durante a realização dos exames periciais que envolvem ocorrências de fraudes em hidrômetros. “Essa tecnologia que está sendo doada para a Coordenadoria, vai proporcionar laudos mais precisos,” destacou o coordenador.

Segundo a gerente comercial da Águas Guariroba, Ana Paula Molina, o objetivo da iniciativa é oferecer tecnologia de ponta para dar mais celeridade ao trabalho dos peritos. “Com essa parceria, pretendemos inibir o consumidor a cometer qualquer tipo de fraude. Afinal o usuário que furta a água prejudica não apenas o consumo de outras pessoas, mas afeta também o meio ambiente”, frisou a gerente comercial.

Para o secretário de Segurança Pública, José Carlos Barbosa, esse equipamento que identifica as irregularidades nas ligações de água vai garantir a confiabilidade dos laudos emitidos pelos peritos criminais em ocorrências desse tipo. “A questão do combate as fraudes seja nas ligações de água ou energia, é uma obrigação de toda a sociedade.

Quem usa essa água ou energia furtada, não paga pelo serviço, assim, quem acaba pagando somos todos nós”, enfatizou o secretário. Fraude em ligação de água é crime previsto no Código Penal, passível de pena de 2 a 8 anos, e multa, por se caracterizar como furto qualificado.

Participaram da reunião o secretário adjunto da Sejusp, delegado Antônio Carlos Videira, o superintendente de Segurança Pública, coronel Deusdete Oliveira, diretor do Departamento de Polícia da Capital, delegado Pedro Espíndola Carmargo, o diretor do Detran, Gerson Claro e o gestor de hidrometria da Águas Guariroba , Júlio César Ramirez.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Laura Achiles Nunes fala sobre combate à violência no Agosto Lilás

Advogada esteve no Jornal da Manhã, da Caçula FM 96.9, e destacou a importância da educação e da rede de apoio no enfrentamento à...

Filha relata luta de mãe encontrada em rodovia de SP após quatro dias desaparecida

Moradora de Três Lagoas foi localizada por caminhoneiros em rodovia de Lavínia, no oeste paulista, onde familiares relataram luta contra a depressão e a busca de apoio para tratamento.

PAC 2025: Três Lagoas receberá Policlínica e ampliações na saúde

Investimento faz parte do Novo PAC Seleções 2025, do Governo Federal