28.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho, 2026

Mais de 7 milhões fazem o Enem neste fim de semana

27/10/2013 – Atualizado em 27/10/2013

Exame será aplicado em 1.161 cidades do País, em 15 mil salas de aula

Por: R7

Neste sábado e domingo (26 e 27), 7.173.574 de inscritos fazem as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O exame será aplicado em 1.161 municípios espalhados pelo País, em 15 mil salas de aula.

Do total de inscritos, a maioria já concluiu o ensino médio (4.052.038) e está na faixa etária de 21 a 30 anos (2.181.084). As mulheres representam 58,5% do total de inscritos. Esses candidatos vão poder usar a nota do exame para concorrer a vagas de ensino superior em uma das 21 universidades federais, quatro estaduais e 29 institutos federais que adotam o Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Cerca de 70% dos candidatos ficaram isentos de pagar a taxa de inscrição. A isenção vale para estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas ou que têm renda mensal per capita inferior a um salário mínimo e meio.

Locais de prova

O Inep divulgou no dia 3 de outubro os locais de prova do Enem pela internet. Os candidatos também podem conferir o endereço pelo cartão de confirmação que é entregue na casa do estudante. Confira os locais de realização do exame.

Até a última terça (22), 99,98% dos cartões haviam sido entregues, mas 53.551 cartões de confirmação foram devolvidos. O Inep informa em nota que o principal motivo das devoluções constatadas pelos correios é de que o número indicado no endereço não existe. “Foi enviado um e-mail com o cartão de confirmação digital para todos os 53.551 que não receberam o cartão físico. Deste total, 97% recebeu mensagem SMS, no entanto 1.863 candidatos — 3% do total — não cadastraram celular, e desses 795 já acessaram o sistema pela internet”.

Caso exista algum erro no cartão de informação, o candidato precisa entrar em contato com o Inep para corrigi-lo, pelo telefone 0800-616161.

Segurança

Um esquema especial de segurança foi montado para a logística das provas. Desde quarta-feira (23), as Forças Armadas trabalham no transporte de mais de 15,7 milhões de provas que estão lacradas em 63 mil malotes com GPS.

De acordo com o Inep, a operação de transporte, armazenamento e guarda das provas dos mais de 7,8 milhões de candidatos inscritos é maior que o esquema de segurança de 2012. Naquele ano, foram 12,7 milhões de provas em 1.615 municípios, 15.076 locais de prova, 48.341 malotes, 9.788 rotas de distribuição e 305 mil quilômetros percorridos.

Para 2013, estão envolvidas na aplicação da prova mais de 600 mil pessoas, dentre coordenadores estaduais, municipais e de locais de aplicação, chefes de sala, fiscais e apoio.

Portal R7 e COC na correção do Enem

O portal R7, em parceria com o Sistema COC de Ensino, vai divulgar logo após a prova do Enem, no sábado (26) e no domingo (27), a correção comentada do exame com gabarito. Neste sábado, as correções da prova de ciências humanas e ciências da natureza estarão disponíveis para consulta a partir das 19h. Já no domingo, o resultado das questões de matemática, linguagens e códigos e os comentários da redação serão divulgados depois das 19h30.

Eduardo Enomoto/R7Do total de inscritos, a maioria já concluiu o ensino médio e está na faixa etária de 21 a 30 anos

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Três Lagoas ganha protagonismo com a UFN3”, afirma Eduardo Riedel à Rádio Caçula

Governador destacou a importância da unidade de fertilizantes em Três Lagoas para reduzir dependência externa e fortalecer segurança alimentar do país

PRF apreende haxixe e medicamentos escondidos em compartimento secreto de veículo em Água Clara

Abordagem revelou 4 kg de droga e itens ilícitos ocultos no painel de um carro que seguia de Ponta Porã para Cotia, em São Paulo

Mais de 1,5 tonelada de maconha são apreendidas durante ação em Brasilândia

Operação durante fiscalização de rotina desmantela transporte de droga escondida em caminhão e faz total de apreensões chegar a impressionantes 2,5 toneladas em 2026