23 C
Três Lagoas
quarta-feira, 5 de novembro, 2025

“Mãe Estudante” é pauta em Projeto de Lei na Câmara de Três Lagoas

Vereadoras propõem reserva de vagas em creches e apoio a essas mulheres que conciliam maternidade e estudo.

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Três Lagoas realizada nesta terça-feira (19), as vereadoras Maria Diogo (PT), Evalda Reis (MDB) e Sirlene dos Santos (PSDB) apresentaram o Projeto de Lei nº 115/2025, que institui o Programa “Mãe Estudante” no município.

O projeto tem como objetivo criar condições para que mulheres que conciliam maternidade e estudos possam permanecer e concluir seus cursos, abrangendo educação de nível médio, técnico, graduação, pós-graduação e mestrado.

Entre as ações previstas no PL, está a reserva mínima de 5% das vagas em creches públicas municipais para filhos de mães estudantes regularmente matriculadas, com prioridade para crianças de até três anos de idade.

O texto prevê ainda que o Poder Executivo possa firmar convênios e parcerias com instituições de ensino, organizações da sociedade civil e demais entes públicos, com o objetivo de ampliar o acesso das mães estudantes aos serviços de educação infantil, caso o projeto seja aprovado.

O PL se baseia em dispositivos legais e diretrizes educacionais, como a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Marco Legal da Primeira Infância e o Plano Nacional de Educação, assegurando que as ações propostas respeitem direitos constitucionais e promovam a permanência escolar.

Pesquisas nacionais indicam que a falta de creches e os custos de transporte são barreiras significativas à conclusão dos estudos por mães estudantes, justificando a criação de políticas como as previstas no projeto.

SOBRE A APROVAÇÃO

O texto do PL estabelece que, caso seja aprovado, as despesas decorrentes da execução do Programa “Mãe Estudante” correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário. Além disso, o Poder Executivo poderá regulamentar o programa conforme sua viabilidade administrativa e financeira.

O projeto de lei agora segue para análise e votação na Câmara Municipal, podendo, se aprovado, se tornar uma ferramenta para ampliar a inclusão educacional e a igualdade de oportunidades para mães estudantes em Três Lagoas.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem finge ser deficiente e é desmascarado pela polícia em frente a banco no centro de Três Lagoas

Natural de Uberlândia (MG), o homem usava muletas para simular deficiência e pedir dinheiro.

Cabos de internet quase cortam pescoço de jovem em Três Lagoas

João Victor Araújo de Souza seguia para a faculdade quando foi atingido pelo fio e encaminhado ao hospital com um ferimento grave no pescoço Um...

Três Lagoas realiza mutirão de vacinação neste sábado para emissão da DVA

Ação da Secretaria de Saúde acontece em todas as UBSs do município e garante documento obrigatório para matrícula escolar de 2026