36.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de setembro, 2025

Mãe de grávida com câncer diz que apoia aborto: ‘Iria perder duas vidas’

Saúde – 08/03/2013 – 14:03

1ª Câmara Criminal do TJ-GO autorizou aborto

(Foto: Wagner Soares/TJ-GO)

Mãe da grávida com câncer que ganhou autorização para abortar, Dinamar Fátima Alves da costa declarou que está aliviada com a autorização de aborto terapêutico concedida pela Justiça, na quinta-feira (7).  “Iria perder duas vidas. Além de perder um neto, ia perder minha filha”, afirmou a diarista, em entrevista ao G1. A jovem está na sexta semana de gestação.

Dinamar contou que estava com medo de que o juiz não desse parecer favorável, como na primeira instância, pois a vida da jovem de 21 anos estava em jogo

. No entanto, por unanimidade de votos, o pedido foi acatado pela 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás.

A diarista comentou que ela e a filha, que tem um menino de 4 anos, choraram muito ao receber a decisão. “ Mesmo se sentido aliviada, minha filha ficou muito abalada, chorou a noite toda”, conta. O advogado, Emerson da Silva Paiva, compartilhou da emoção da família. “Também tenho filhos, o caso me comoveu muito”, afirmou o defensor público ao G1.

A gestante fez uma cirurgia para a retirada de tumor em novembro do ano passado. Em seguida, os médicos pediram a realização imediata de radioterapia e quimioterapia devido à grande probabilidade da doença voltar.

O tratamento foi interrompido quando a jovem ficou sabendo da gravidez, pois o médico disse que não era possível ter o bebê, já que os procedimentos são contraindicados para gestantes. Inclusive, podia causar aborto ou alterações congênitas graves no feto, alegaram os médicos. “Minha filha já tem uma criança, mas esse seria o primeiro filho dela com o marido e ela queria muito o bebê, mas não era possível”, diz a mãe.

“O  câncer está muito avançado, cresce cada dia mais, cada dia que ela ficava sem tratamento, ela morria um pouco”, lamenta a mãe. De acordo com Dinamar, a filha deve fazer o aborto ainda no final de semana e dois dias depois começará a quimioterapia. A diarista tem esperança de ter mais netos. “Acredito muito em Deus, mesmo tirando essa sementinha, ele vai dar outras pra ela”, espera Dinamar.

Decisão

A decisão da 1ª Câmara Criminal acompanhou o voto da  desembargadora Avelirdes Lemos, que se manifestou a favor da concessão do habeas corpus preventivo. “Independentemente de minhas convicções religiosas e morais, mas atenta a princípios fundamentais expressos na Constituição Federal, a manutenção da gravidez implica em risco de morte ou de sérias complicações para a gestante e para a criança. A autorização do aborto é medida imperiosa”, afirmou a magistrada.

Como a juíza pontuou, se a gestação fosse levada adiante, a mulher correria risco de morte, pois não poderia fazer o tratamento, o que inviabilizaria também a sobrevida do bebê. A desembargadora lembra que o direito à vida, abrangendo a vida intra-uterina, é inviolável e assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal. Entretanto, a juíza pondera: “Nenhum direito é absoluto, mesmo aquele do nascituro, quando de outro lado encontra-se a própria vida da gestante, sua sanidade psicológica e a dignidade da pessoa humana”

Fonte: G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mato Grosso do Sul está entre os maiores consumidores de brechós no Brasil

Estado ocupa 6ª posição em buscas por moda circular, segundo levantamento nacional

Com 5,6%, desemprego atinge o menor índice em mais de uma década

Número de ocupados bate recorde, com 102,4 milhões de brasileiros no mercado de trabalho

PROCON divulga pesquisa de preços de produtos para pets

O levantamento aponta variações significativas nos valores de vacinas, rações e medicamentos para animais de estimação A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Programa...