27.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 16 de fevereiro, 2026

Macaco encontrado morto deixa Santa Fé do Sul em alerta para febre amarela

28/03/2018 15h33

Prefeitura não divulgou nenhuma nota sobre o caso e não informou se o macaco foi recolhido para estudos

Por: Da Redação

No último final de semana, um macaco da espécie Sagui foi encontrado morto e causou pânico na população da Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP). O medo da população é de que o mesmo esteja contaminado com febre amarela, já que várias cidades tiveram surto da doença neste ano.

Diversas pessoas postaram a foto do macaco morto em redes sociais e cobraram uma posição da administração pública a fim de averiguar se o primata estava ou não contaminado com a doença.

A Prefeitura Municipal não divulgou nenhuma nota sobre o tema, nem informou se o macaco foi recolhido para averiguações da possível causa da morte.

Segundo especialistas, os macacos não transmitem a febre amarela, eles são vítimas do mosquito tanto quanto os seres humanos. Os primatas ainda cumprem uma função importante, a de sentinela.

Ao contrair o vírus, transmitido em ambientes silvestres por mosquitos, eles servem de alerta para o surgimento da doença no local, contribuindo para que as autoridades sanitárias tomem medidas para proteger moradores ou pessoas de passagem pela região. Desflorestar ou matar macacos não impede a circulação do vírus da febre amarela, podendo ainda eliminar o papel de “sentinela”.

As principais medidas de prevenção para humanos incluem a vacinação e o controle da proliferação dos mosquitos vetores. A orientação é que as pessoas que vivem em áreas de risco ou que vão viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata dentro dessas áreas, se imunizem.

Por: Fatos Regionais

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

SES amplia rede de diagnóstico e qualifica a assistência hospitalar em Mato Grosso do Sul

Com foco na ampliação do diagnóstico, no fortalecimento das cirurgias e no aumento da segurança assistencial, o Governo de MS, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), iniciou a entrega de equipamentos de alta tecnologia para hospitais em diversas regiões do Estado

Dia do Repórter destaca a trajetória do jornalista Benê Cursino Soares no Grupo Caçula de Comunicação

Natural de Três Lagoas, profissional construiu carreira marcada pela atuação no jornalismo policial e pelo compromisso com a informação responsável

Polícia Científica alerta para riscos do golpe “Boa Noite, Cinderela” durante o Carnaval em MS

Especialista orienta cuidados com bebidas e reforça importância de procurar ajuda médica imediata em casos suspeitos A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, por...