26 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Luto na música: morre Delinha, a dama do rasqueado

Ícone da música regional, cantora morreu aos 85 anos.

Morreu em Campo Grande (MS), aos 85 anos, Delanira Pereira Gonçalves, a Delinha. A cantora foi vítima de uma pneumonia, onde ficou internada por 11 dias, e após receber alta, se recuperava em sua casa.

Em um comunicado nas redes sociais, seu filho e empresário, João Paulo Pompeu, anunciou a morte da artista: Quero comunicar o falecimento da minha mãe, está com Deus Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”.

Conhecida como a “Dama do Rasqueado”, Delinha nasceu em Vista Alegre (MS), em 1936, ficou conhecida por seu talento, que arrastava multidões aos palcos. Casou com Délio em 1958, e formaram uma dupla, onde ficaram conhecidos como o “casal de onças do Mato Grosso”.

Juntos gravaram 19 LP’s, 2 Compactos, 14 78 rotação, 4 CD’s e 2 DVD’s e são os artistas sul-mato-grossenses com a maior discografia da história do Estado com 32 títulos ao todo.

Após se separarem, voltaram aos palcos somente em 1993, motivados pelos fãs, e cantaram juntos até a morte de Délio, em 2010, onde, apesar do luto seguiu a carreira solo.

Ao completar 80 anos, em 2016, Delinha virou estrela de um documentário sul-mato-grossense: “A Dama do Rasqueado”, da cineasta Marinete Pinheiro. Em 2017, o filme foi vencedor da Mostra Nacional do Sesc e rodou o País com exibições gratuitas.

O velório de Delinha será feito na Câmara Municipal de Campo Grande e será aberto ao público, após, será sepultada no Cemitério Jardim da Paz, também na capital. O Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), decretou luto oficial de três dias.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Gestante passa mal após carro em que estava sofrer colisão no Vila Maria

Devido ao risco pela gravidez, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros à unidade de saúde.

Criança de 11 anos é atingida por carro enquanto voltava da escola no Centro

Jovem seguia de bicicleta pela contramão quando foi atingida pelo veículo.

Na mesma avenida, dois acidentes acontecem em menos de cinco minutos

Vítimas foram socorridas pelo SAMU e pelo Corpo de Bombeiros na Av. Antônio Trajano.