32.2 C
Três Lagoas
segunda-feira, 10 de novembro, 2025

Longen considera alta dos juros um remédio amargo para conter inflação

Saúde – 18/04/2013 – 13:04

O Copom, do Banco Central, elevou a taxa básica de juros para 7,50% ao ano

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, considerou a elevação da taxa básica de juros Selic para 7,5% pelo Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central, um remédio amargo para se conter a inflação. “Estamos vendo com preocupação a alta da inflação e, desta forma, defendemos o aumento dos juros para fim de mantemos o equilíbrio econômico. No entanto, mais uma vez a produção vai pagar a conta”, avaliou.

Sérgio Longen defende mais controles nos gastos públicos, mais austeridade nas políticas monetárias e menos políticas com a economia. “Precisamos, com urgência, desburocratizar a produção e regras mais claras para ganharmos velocidade e melhorarmos a competitividade da indústria”, reforçou.

Ainda conforme o presidente da Fiems, o País vive hoje o auge das licenças das mais variadas, com alvarás e regras para tudo, dificultando a produção de bens e serviços. “A cada dia que passa, novas regras e normas são criadas e os custos elevados. Infelizmente, com tudo isso, cada vez mais, o melhor é importar para atender o mercado nacional. Chegarmos ao ponto de defendemos o aumento dos juros é algo muito difícil”, pontuou.

CNI

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), apesar de reconhece a importância do controle da inflação, também lamenta que ao elevar a taxa Selic em 0,25 ponto percentual o Copom tenha optado pelo caminho de combate à alta inflacionária com maiores danos à atividade produtiva. A indústria mostra desempenho abaixo do esperado no início do ano, dando continuidade à situação negativa do fim de 2012.

Segundo a CNI, o aumento dos juros é extremamente prejudicial à indústria, setor de maior capacidade de recuperação e de melhor contribuição para o crescimento da economia, mas que já vem sendo atingido por custos crescentes. Para a entidade, o novo ciclo de alta dos juros iniciado nesta quarta-feira irá afetar a confiança do empresário e comprometer os investimentos, cuja elevação considera essencial para reativar a economia.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Salas de integração sensorial podem ser implantadas em órgãos públicos de MS

Espaços serão destinados ao acolhimento de pessoas neurodiversas, como indivíduos com TEA e TDAH Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul o Projeto...

Leilão Direito de Viver chega à 20ª edição com grande sucesso

A 20ª edição do Leilão Direito de Viver foi um verdadeiro sucesso! O evento, realizado em uma tarde maravilhosa, reuniu grandes nomes da sociedade,...

Festa à Fantasia

No último sábado, dia 8, aconteceu uma animada Festa à Fantasia na residência do casal Juliane Queiroz e Eudes Roberto Menini . O evento...