Esporte – 21/09/2012 – 13:09
As lesões nos joelhos que tiraram Cesar Cielo do Campeonato Mundial de piscina curta, em dezembro, em Istambul, podem servir de explicação, mais de um mês e meio depois, para o inesperado terceiro lugar do nadador nos 50m rasos das Olimpíadas de Londres.
A afirmação é do próprio técnido de Cielo, Alberto Pinto da Silva, o Albertinho. Além do bronze na prova em que foi campeão em Pequim 2008, o paulista deixou a capital inglesa em sexto nos 100m.
- Tudo aquilo que não é para ajudar alguma coisa atrapalha. Em vista disso, da gente ter que restringir alguns tipos de trabalhos no treino, principalmente fora d’água e quando estava um pouco mais aguda a inflamação, ele não tirava o 100% dele em alguns trabalhos na água também.
Então, com certeza, atrapalha e é isso que a gente quer evitar para esse ciclo – disse o treinador, em entrevista ao “SporTV News”.
De acordo com o médico de Cielo, Gustavo Magliocca, o nadador já vinha sentindo o problema crônico desde 2006.
- A lesão do César é uma lesão no tendão patelar, chama patelar porque começa na patela e se insere no osso da tíbia. Ele tem um processo inflamatório decorrente de uma sobrecarga no mecanismo de agachar e levantar. Isso faz com que estresse esse tendão, ele inflame e as estruturas atrás dele também inflamem – explicou.
Maglioca afirmou que as lesões já vinham limitando os treinos de Cielo bem antes das Olimpíadas.
- Dentro da água, isso é muito importante falar, o tendão interfere muito pouco, na verdade a nossa preocupação é para fora da água.
O atleta velocista, com altas cargas de treinamento, precisa da musculação, uma musculação toda diferenciada, e essa musculação está sendo limitada em virtude da lesão do César. A nossa ideia é tratar essa lesão para permitir que essa musculação seja cada vez melhor e o atleta tenha os benefícios na água – disse o médico.
A decisão de abrir mão do Mundial na Turquia veio de um consenso entre Albertinho e Maglioca. Eles decidiram ser melhor parar e dar ênfase ao tratamento do problema. A volta às competições de Cielo só deve ocorrer em 2013.
- É uma época boa para ele zerar qualquer problema que ele tenha. A gente entra em 2013 visando 2016, passando pelo mundial em Barcelona, no próximo ano, já podendo treinar 100% – disse o treinador.
Fonte: Esporte TV