15.3 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de setembro, 2025

Lesões atrapalharam rendimento de Cesar Cielo em Londres, diz técnico

Esporte – 21/09/2012 – 13:09

As lesões nos joelhos que tiraram Cesar Cielo do Campeonato Mundial de piscina curta, em dezembro, em Istambul, podem servir de explicação, mais de um mês e meio depois, para o inesperado terceiro lugar do nadador nos 50m rasos das Olimpíadas de Londres.

A afirmação é do próprio técnido de Cielo, Alberto Pinto da Silva, o Albertinho. Além do bronze na prova em que foi campeão em Pequim 2008, o paulista deixou a capital inglesa em sexto nos 100m.

  • Tudo aquilo que não é para ajudar alguma coisa atrapalha. Em vista disso, da gente ter que restringir alguns tipos de trabalhos no treino, principalmente fora d’água e quando estava um pouco mais aguda a inflamação, ele não tirava o 100% dele em alguns trabalhos na água também.

Então, com certeza, atrapalha e é isso que a gente quer evitar para esse ciclo – disse o treinador, em entrevista ao “SporTV News”.

De acordo com o médico de Cielo, Gustavo Magliocca, o nadador já vinha sentindo o problema crônico desde 2006.

  • A lesão do César é uma lesão no tendão patelar, chama patelar porque começa na patela e se insere no osso da tíbia. Ele tem um processo inflamatório decorrente de uma sobrecarga no mecanismo de agachar e levantar. Isso faz com que estresse esse tendão, ele inflame e as estruturas atrás dele também inflamem – explicou.

Maglioca afirmou que as lesões já vinham limitando os treinos de Cielo bem antes das Olimpíadas.

  • Dentro da água, isso é muito importante falar, o tendão interfere muito pouco, na verdade a nossa preocupação é para fora da água.

O atleta velocista, com altas cargas de treinamento, precisa da musculação, uma musculação toda diferenciada, e essa musculação está sendo limitada em virtude da lesão do César. A nossa ideia é tratar essa lesão para permitir que essa musculação seja cada vez melhor e o atleta tenha os benefícios na água – disse o médico.

A decisão de abrir mão do Mundial na Turquia veio de um consenso entre Albertinho e Maglioca. Eles decidiram ser melhor parar e dar ênfase ao tratamento do problema. A volta às competições de Cielo só deve ocorrer em 2013.

  • É uma época boa para ele zerar qualquer problema que ele tenha. A gente entra em 2013 visando 2016, passando pelo mundial em Barcelona, no próximo ano, já podendo treinar 100% – disse o treinador.

Fonte: Esporte TV

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 48 milhões

Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília As seis dezenas do concurso 2.918 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário...

Prefeitura de Três Lagoas promove audiência pública de prestação de contas

Evento será realizado no dia 29 de setembro, no Plenarinho da Câmara Municipal

1ª Festa da Imprensa 2025

Que legal! A 1ª Festa da Imprensa 2025 em Três Lagoas parece ter sido um evento marcante para os profissionais da comunicação da região....