16.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 14 de julho, 2025

Land Rover apresenta a versão 2013 do Freelander 2

Esporte – 23/03/2013 – 12:03

Land Rover apresenta a versão 2013 do Freelander 2

As primeiras unidades da versão 2013 da linha Freelander 2 chegam ao mercado brasileiro em abril, mas a marca inglesa já adiantou o que o SUV trará de novo, embora não tenha divulgado preços. A mudança mecânica está na nova opção de motor a gasolina, o 2.0 turbo de 240 cv de potência e 34,6 kgfm de torque que equipa o Evoque. A versão a diesel continua a mesma, o 2.2 SD4 de 190 cv. Ou destaque está no interior completamente renovado.

O G1 conferiu o carro em apresentação estática, com a versão 2012 e a 2013 lado a lado. Na parte externa, nota-se claramente o novo conjunto óptico, com novos faróis traseiros e dianteiros em LED, com novo desenho, e luzes diurnas com a mesma tecnologia. Já os faróis de neblina receberam acabamento brilhante e novo desenho, mais esportivo. A grade frontal, agora, está com acabamento preto. As rodas variam de 17” a 19”.

Para acompanhar o apelo mais esportivo e mais “clean” do Freelander 2 2013, o interior foi redesenhado para acomodar melhor os instrumentos e facilitar a vida do condutor. Pode-se dizer que o SUV virou um pequeno Discovery 4, com couro e uso de materiais com a mesma qualidade.

O painel de instrumentos agora é uma tela de 5 polegadas, colocada entre o velocímetro e o conta-giros para o condutor ver as informações básicas. Nele estão indicados temperatura, nível de combustível, marcha selecionada quando em modo sequencial, e a função do modo Terrain Response selecionada no momento (aquela que adapta o carro para enfrentar diversos tipo de terreno). As configurações e ajustes de visualização do painel são feitas por meio do controle no volante.

O sistema Terrain Response, inclusive, teve seu acionamento alterado para botões em linha, em substituição ao botão giratório presente na versão anterior. A mudança, junto com a substituição do freio de mão tradicional pelo eletrônico, fez com que o espaço no console central fosse optimizado, dando amplitude no ambiente e melhorando o conforto entre passageiro e motorista.

O segundo painel do carro é o central, com tela de 7 polegadas sensível ao toque. Nela é possível interagir com o rádio, o GPS — neste caso, as indicações também aparecem na tela do painel de instrumentos —, ter imagens da parte traseira quando a marcha à ré é engatada (o sistema exibe linhas que ressaltam os limites do modelo e a direção do movimento), entre outras funções.

Para quem gosta de som

O Freelander 2 passa a ser equipado pela primeira vez com o sistema de som Meridian, em duas opções: 380W com 11 altofalantes ou 825W com 17 alto-falantes e apenas 0,02% de distorção. Ambas são equipadas com subwoofers para melhorar a qualidade de frequências graves.

O sistema oferece conectividade com iPod e USB, além de reproduzir CD/DVD de áudio  e streaming de áudio via Bluetooth, que permite reproduções de  músicas pelos seus telefones celulares ou por componentes com a mesma tecnologia. O sistema traz ainda memória interna para até 10 CDs.

Versão 2013 do Land Rover Freelander 2 (Foto: Divulgação)

Segurança

O modelo ganhou cinco estrelas pela avaliação da Euro NCap e traz freios ABS, controle eletrônico de tração ETC, sistema eletrônico de distribuição de frenagem EBD, controle de frenagens em curvas CBC, assistente de frenagem de emergência EBA, controle dinâmico de estabilidade DSC e 7 airbags, fora o sistema Terrain Response.

Versão Dynamic permanente

Na linha Freelander 2013, a versão Dynamic, até então limitada a algunas unidades passa a ser permamente. Extremamente esportiva e arrojada, a versão Dynamic do Freelander 2 tem os mesmos atributos tecnológicos da versão SE com adição de um body kit esportivo, ponteiras de escapamento esportivas, exclusivas rodas de 19” com acabamento cinza e para completar o pacote, teto solar panorâmico com abertura elétrica.

O interior ofrece um desenho de banco exclusivo com duas tonalidades, em três opções de cores: preto com cinza, preto com vermelho ou preto com marfim. Todas elas são acompanhadas por um acabamento interno nas portas e painel que combinam perfeitamente e que passam uma imagem esportiva e moderna.

“Todas essas melhorias fazem da linha 2013 do Freelander 2 a versão mais flexível que nós oferecemos em toda a história do modelo. Isso pois os clientes poderão escolher entre diferentes opções de motores e características estéticas”, afirma em nota de lançamento o diretor global da Land Rover, John Edwards.

Fonte: Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mercado de veículos em MS cresce no 1º semestre de 2025 com alta nas vendas de usados e novos

O mercado automotivo de Mato Grosso do Sul registrou crescimento expressivo no primeiro semestre de 2025. Segundo dados do Detran-MS, o Estado contabilizou 227.293...

Brasil amplia parceria com China e atrai bilhões em investimentos para diversificar exportações

Diante das tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, o Brasil tem intensificado esforços para diversificar suas exportações e consolidar a parceria comercial...

Homem que morreu ao lado de ginásio em Três Lagoas era foragido da Justiça por homicídio

Álvaro Bueno, de 45 anos, tinha mandado de prisão em aberto por homicídio qualificado e pena de 12 anos a cumprir em regime fechado A...