28.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 11 de fevereiro, 2026

Justiça proíbe venda de andadores em todo o país

09/12/2013 – Atualizado em 09/12/2013

Por: G1

A justiça proibiu a venda de andadores infantis em todo o país. Foi uma decisão acertada segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria que está em campanha contra o uso do equipamento. “Ele não traz nenhum benefício, só traz malefício para a criança”, diz Vera Bezerra, representante da entidade.

Segundo os médicos, não adianta tentar apressar o desenvolvimento motor da criança e o uso do andador é perigoso principalmente por causa das quedas. Só no ano passado, foram 850 acidentes com crianças entre sete e quinze meses – 60% dos machucados foram na cabeça. “A lesão mais grave foi uma criança que ficou paraplégica”, completa Vera.

Com o andador, o bebê tem mais facilidade de correr em direção a tomadas, fogões, escadas, o que é outro risco. Os bombeiros dizem que é comum receber chamadas de emergência para socorrer crianças feridas.

A Associação Brasileira de Produtos Infantis vai recorrer da decisão. Por enquanto, os andadores continuam à venda. Os fabricantes avisam que só vão retirar os produtos das prateleiras quando o último recurso for julgado porque, segundo eles, os andadores são seguros.

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Vacinação contra dengue começa para profissionais da atenção primária do SUS

Campanha prevê imunizar 1,2 milhão de trabalhadores da linha de frente com vacina brasileira de dose única desenvolvida pelo Butantan A vacinação contra a dengue...

Governo federal fortalece Ligue 180 com integração ao Pacto Nacional de Combate ao Feminicídio

Norma publicada no Diário Oficial reforça atuação 24 horas da Central de Atendimento à Mulher e amplia integração entre União, estados e municípios O...

Homem sobe em caixa d’água da Rodoviária e mobiliza Bombeiros e Polícia Militar em Três Lagoas

Ato arriscado terminou sem feridos e com os degraus de acesso à estrutura serrados pelos militares