21.6 C
Três Lagoas
domingo, 28 de junho, 2026

MS projeta safra recorde com 5 bilhões de litros de etanol e 2,1 milhões de toneladas de açúcar

Dados apresentados na Expocanas reforçam avanço do setor sucroenergético no Estado.

Mato Grosso do Sul deve alcançar uma produção recorde na safra 2025/2026, com a moagem de 52 milhões de toneladas de cana-de-açúcar e estimativa de 5 bilhões de litros de etanol, além de 2,1 milhões de toneladas de açúcar. O Estado já responde por 13,5% da produção nacional de etanol, com destaque para o etanol de milho, que representa 44% do total produzido.

Os números foram apresentados durante a 4ª edição da Expocanas, realizada em Nova Alvorada do Sul, considerada a maior vitrine tecnológica da cultura da cana-de-açúcar no Estado. O evento reúne cerca de 120 expositores e tem expectativa de público de aproximadamente 10 mil visitantes.

A abertura ocorreu no Pavilhão da Bioenergia e contou com a presença do governador Eduardo Riedel, além de autoridades do setor produtivo e representantes do governo estadual.

Durante a feira, foi apresentado o balanço da safra e as perspectivas para o setor de bioenergia, que segue em expansão e consolida Mato Grosso do Sul como um dos principais polos de energia renovável do país.

Segundo a Biosul, o Estado ocupa posições de destaque no cenário nacional, sendo o 4º maior produtor de cana-de-açúcar e etanol, além de se destacar como o 2º maior produtor de etanol de milho e o 4º maior exportador de bioeletricidade.

O setor sucroenergético também tem forte impacto na economia, sendo responsável pela geração de mais de 34 mil empregos diretos no Estado.

Para a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, a Expocanas reforça a importância estratégica da cadeia produtiva, que alia crescimento econômico, inovação tecnológica e sustentabilidade, colocando Mato Grosso do Sul na vanguarda da transição energética no Brasil.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Briga familiar termina em suspeito preso após agressão no Jardim das Paineiras

Discussão envolvendo responsabilidades com uma criança acabou saíndo do controle e homem de 42 anos foi detido após mulheres de 45 e 26 anos denunciarem agressões físicas

UFN-III volta a avançar e reacende esperança de desenvolvimento histórico para Três Lagoas

Retomada das obras marca novo ciclo econômico para o município, com geração de empregos, qualificação profissional e fortalecimento da indústria local após mais de uma década de paralisação

Ossada encontrada em mata pode ser de homem desaparecido há quase três anos

Restos mortais foram localizados por trabalhadores em fazenda, onde documentos encontrados ao lado do corpo indicam que vítima estava desaparecida há cerca de três anos