26.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 12 de fevereiro, 2026

Justiça italiana condena bilionários por morte de trabalhadores

Internacional – 13/02/2012 – 18:02

A Justiça da Itália condenou o bilionário suíço Stephan Schmidheiny e o barão belga Louis de Cartier a 16 anos de prisão cada um por permitirem que operários das fábricas italianas da multinacional Eternit manuseassem amianto sem as devidas medidas de segurança.

Os dois foram condenados pela morte de 2.100 pessoas e pelo prejuízo na saúde de outras 800 nas fábricas da empresa.

Schmidheiny, de 64 anos, era um dos principais acionistas da Eternit Itália entre 1976 e 1986, enquanto Cartier, de 90 anos, gerenciava a empresa no começo da década de 1970.

A Promotoria havia pedido 20 anos de prisão para cada, mas, mesmo assim, o procurador Raffaele Guariniello avalia que “o que terminou hoje é um julgamento histórico, o maior do mundo na história da segurança no trabalho”.

A ativista brasileira Fernanda Giannasi, de 54 anos, declarou que torce para que esta sentença “inspire também os juízes do Brasil”.

“Há trinta anos que combatemos o amianto”, conta. “Todos os estados brasileiros deveriam proibi-lo. As vítimas serão ressarcidas. E os culpados devem ir para a cadeia”, defende Giannasi. O Brasil já sediou uma das sedes mais importantes da Eternit e é um dos maiores mercados consumidores de amianto no mundo.

Vítimas do manuseio industrial da substância em outros países esperam que o julgamento italiano abra um precedente em seus casos.

Fonte: Opera Mundi

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Cartórios de MS terão horário especial de atendimento no Carnaval 2026

Unidades fecham nos dias 16 e 17 de fevereiro e reabrem na quarta-feira, a partir das 12h, com exceção do registro civil que manterá plantão para nascimentos e óbitos

Projeto de lei cria Cadastro Estadual de Condenados por Violência Doméstica em MS

Proposta em votação na Assembleia Legislativa prevê banco de dados com acesso restrito e gestão pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública

Trânsito terá mudanças para o CarnaTRÊS 2026 em Três Lagoas

Interdições começam já na fase de preparação do evento para garantir segurança e organização dos foliões