23.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 30 de outubro, 2025

Justiça italiana condena bilionários por morte de trabalhadores

Internacional – 13/02/2012 – 18:02

A Justiça da Itália condenou o bilionário suíço Stephan Schmidheiny e o barão belga Louis de Cartier a 16 anos de prisão cada um por permitirem que operários das fábricas italianas da multinacional Eternit manuseassem amianto sem as devidas medidas de segurança.

Os dois foram condenados pela morte de 2.100 pessoas e pelo prejuízo na saúde de outras 800 nas fábricas da empresa.

Schmidheiny, de 64 anos, era um dos principais acionistas da Eternit Itália entre 1976 e 1986, enquanto Cartier, de 90 anos, gerenciava a empresa no começo da década de 1970.

A Promotoria havia pedido 20 anos de prisão para cada, mas, mesmo assim, o procurador Raffaele Guariniello avalia que “o que terminou hoje é um julgamento histórico, o maior do mundo na história da segurança no trabalho”.

A ativista brasileira Fernanda Giannasi, de 54 anos, declarou que torce para que esta sentença “inspire também os juízes do Brasil”.

“Há trinta anos que combatemos o amianto”, conta. “Todos os estados brasileiros deveriam proibi-lo. As vítimas serão ressarcidas. E os culpados devem ir para a cadeia”, defende Giannasi. O Brasil já sediou uma das sedes mais importantes da Eternit e é um dos maiores mercados consumidores de amianto no mundo.

Vítimas do manuseio industrial da substância em outros países esperam que o julgamento italiano abra um precedente em seus casos.

Fonte: Opera Mundi

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MEC paga 8ª parcela do Pé-de-Meia para estudantes nascidos em julho e agosto

Benefício de R$ 200 é destinado a alunos do ensino médio público com frequência mínima de 80% O Ministério da Educação (MEC) iniciou nesta quinta-feira...

PF prende suspeito durante operação contra abuso sexual infantil na internet em Três Lagoas

Ação faz parte de investigação sobre crimes de exploração sexual infantojuvenil, onde dispositivos eletrônicos foram apreendidos e vão ser periciados.

Força Tática estoura “delivery do tráfico” e prende suspeito com BMW usada para entregar drogas

Denúncias anônimas levaram a flagrar suspeito de 30 anos, que usava uma moto para entrega de entorpecentes.