26.2 C
Três Lagoas
domingo, 16 de novembro, 2025

Justiça Eleitoral proíbe de fogos de artifício à abertura de supermercados no interior

Política – 07/10/2012 – 13:10

A Justiça Eleitoral adotou algumas medidas mais drásticas e curiosas em alguns municípios de Mato Grosso do Sul. Houve desde a ampliação da Lei Seca, que entrou em vigor desde às 12h de ontem em alguns locais, à proibição de soltar fogos de artifícios e até a circulação de veículos na cidade durante a madrugada. Em Ribas do Rio Pardo, supermercadistas travaram uma guerra com a Justiça Eleitoral para abrir as portas neste domingo. De acordo com a diretora geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Letânia Ferraz de Brito Coutinho, na eleição, sendo municipal, cada comarca determina as regras. Ela não vê como capricho essas medidas que fogem à regra de Campo Grande. “É alguma preocupação maior”, disse. “Na Capital essas coisas não aconteceram porque os juízes se reuniram e soltaram uma portaria conjunta”, completou. Para Letânia, está tudo sob controle para as eleições deste domingo no Estado.

Em Paranhos, a Lei Seca espichou bastante, e ficou estabelecida desde o meio-dia de ontem até às 19h de hoje, ou 31 horas sem venda de bebida alcoólica. A diretora do TRE atribuiu a ampliação à existência de muitas aldeias no município. Cerca de 40% dos eleitores de Paranhos são indígenas. Outro fato intrigante em Paranhos é a permissão de soltar fogos de artifícios somente em um curto período deste domingo: das 20h às 22h. Neste caso, a medida tem relação com o fato da cidade fazer fronteira com o Paraguai. Em Chapadão do Sul, a população não pode circular de carro, motocicleta ou caminhão na madrugada de hoje, da meia-noite às 6h. Terão permissão para trafegar somente autoridades eleitorais, policiais e da área de saúde para atendimento médico por veículos particulares em situação devidamente justificada.

Em Ribas do Rio Pardo, tentou-se proibir o funcionamento de supermercados de médio e de grande porte. A proibição iria da meia-noite às 17h de hoje. Mas um mandado de segurança obtido pela Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados (AMAS), na noite de sexta-feira, junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), suspendeu os efeitos da portaria expedida pela zona eleitoral da comarca, que fecharia os estabelecimentos neste domingo. A Lei Seca vai durar 24 horas em Laguna Carapã, das 19h de ontem às 19 de hoje. Na cidade, forças federais atuarão a pedido do juiz local pela necessidade de segurança no dia pleito. Segundo o soldado da Polícia Militar, Orvanildo Ribas Godin, Laguna tem uma situação diferente. “É bem complicado, a confusão é bem grande, sempre que há eleição municipal o pleito é bem acirrado”, explicou.

Fonte: Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PROCON-TL divulga pesquisa de preços de combustíveis no município

O levantamento tem como objetivo auxiliar os consumidores a encontrarem os melhores valores e incentivar a concorrência justa no mercado local.

Defesa Civil de Três Lagoas passa a funcionar em prédio totalmente revitalizado pela SEINTRA

A revitalização incluiu a troca total do telhado, substituição do forro, nova pintura e demais reparos estruturais necessários para garantir a integridade do imóvel.

OAB-MS move ação civil pública e cobra responsabilidade de empresas sobre golpe do “falso advogado”

Secretário-geral e corregedor da OAB-MS, Luiz René Gonçalves do Amaral destacou que MS já registrou mais de 1,200 denúncias do golpe e defendeu a criação de mecanismos rápidos para derrubar perfis falsos e proteger a população.