23.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 21 de abril, 2025

Justiça Eleitoral de MS alerta para risco de cancelamento de 92.981 títulos eleitorais

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul informou que 92.981 eleitores no estado correm o risco de ter seus títulos eleitorais cancelados caso não regularizem sua situação até 19 de maio de 2025. O cancelamento ocorre devido à ausência nas urnas em três eleições consecutivas ou pela não justificativa e/ou não pagamento de multas.

Os eleitores podem consultar sua situação eleitoral no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em “Autoatendimento Eleitoral”, na opção “Consultar situação eleitoral”. Aqueles cadastrados no aplicativo e-Título serão notificados sobre a possibilidade de cancelamento.

Para regularizar a situação, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral ou a um posto de atendimento, levando um documento oficial com foto e o título eleitoral ou e-Título. A documentação necessária pode variar conforme a situação específica do eleitor.

Caso o eleitor tenha faltado sem justificativa, será cobrada uma multa por turno ausente, definida pelo juiz eleitoral. O pagamento pode ser feito via Autoatendimento Eleitoral, e-Título ou diretamente no cartório, por boleto, Pix ou cartão. O débito será quitado automaticamente após a confirmação do pagamento.

De acordo com o TSE, o último cancelamento de títulos no estado ocorreu em 2019, e desde 2020 não há registros de cancelamentos por ausência devido à pandemia de Covid-19. A Justiça Eleitoral alerta que os eleitores devem regularizar sua situação dentro do prazo para garantir o direito ao voto e evitar problemas legais decorrentes do cancelamento do título eleitoral.

Com informações Tribunal Regional Eleitoral-MS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Com previsão de chuva até domingo (20), Defesa Civil emite alerta amarelo e orienta sobre riscos e atendimentos

O sábado (19) começou com chuva e a sexta-feira (18) foi marcada por grande volume de água em Três Lagoas, com intensidade que pegou...

Suspeito do 8º feminicídio do ano morre em confronto com o Choque

O principal suspeito pelo 8º caso de feminicídio, registrado em Mato Grosso do Sul neste ano, morreu em confronto com policiais do Batalhão de...