28 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de dezembro, 2025

Justiça Eleitoral de MS alerta para risco de cancelamento de 92.981 títulos eleitorais

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul informou que 92.981 eleitores no estado correm o risco de ter seus títulos eleitorais cancelados caso não regularizem sua situação até 19 de maio de 2025. O cancelamento ocorre devido à ausência nas urnas em três eleições consecutivas ou pela não justificativa e/ou não pagamento de multas.

Os eleitores podem consultar sua situação eleitoral no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em “Autoatendimento Eleitoral”, na opção “Consultar situação eleitoral”. Aqueles cadastrados no aplicativo e-Título serão notificados sobre a possibilidade de cancelamento.

Para regularizar a situação, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral ou a um posto de atendimento, levando um documento oficial com foto e o título eleitoral ou e-Título. A documentação necessária pode variar conforme a situação específica do eleitor.

Caso o eleitor tenha faltado sem justificativa, será cobrada uma multa por turno ausente, definida pelo juiz eleitoral. O pagamento pode ser feito via Autoatendimento Eleitoral, e-Título ou diretamente no cartório, por boleto, Pix ou cartão. O débito será quitado automaticamente após a confirmação do pagamento.

De acordo com o TSE, o último cancelamento de títulos no estado ocorreu em 2019, e desde 2020 não há registros de cancelamentos por ausência devido à pandemia de Covid-19. A Justiça Eleitoral alerta que os eleitores devem regularizar sua situação dentro do prazo para garantir o direito ao voto e evitar problemas legais decorrentes do cancelamento do título eleitoral.

Com informações Tribunal Regional Eleitoral-MS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura de Três Lagoas divulga funcionamento dos serviços durante recesso de final de ano

Atendimento ao público será suspenso entre 20 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, com manutenção de serviços essenciais A Prefeitura de...

Projeto de Pollon que torna abuso de autoridade negar acesso a armas sem justificativa legal é aprovado e avança na Câmara

Para o projeto ser votado em plenário só falta passar pela Comissão Constituição e Justiça e de Cidadania.

Cassiano Maia entrega primeiras casas do Conjunto Habitacional Violetas III

Sonho da casa própria começa a se concretizar para 20 famílias em novo residencial com infraestrutura completa.