21.5 C
Três Lagoas
domingo, 4 de maio, 2025

Justiça Eleitoral de MS alerta para risco de cancelamento de 92.981 títulos eleitorais

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul informou que 92.981 eleitores no estado correm o risco de ter seus títulos eleitorais cancelados caso não regularizem sua situação até 19 de maio de 2025. O cancelamento ocorre devido à ausência nas urnas em três eleições consecutivas ou pela não justificativa e/ou não pagamento de multas.

Os eleitores podem consultar sua situação eleitoral no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em “Autoatendimento Eleitoral”, na opção “Consultar situação eleitoral”. Aqueles cadastrados no aplicativo e-Título serão notificados sobre a possibilidade de cancelamento.

Para regularizar a situação, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral ou a um posto de atendimento, levando um documento oficial com foto e o título eleitoral ou e-Título. A documentação necessária pode variar conforme a situação específica do eleitor.

Caso o eleitor tenha faltado sem justificativa, será cobrada uma multa por turno ausente, definida pelo juiz eleitoral. O pagamento pode ser feito via Autoatendimento Eleitoral, e-Título ou diretamente no cartório, por boleto, Pix ou cartão. O débito será quitado automaticamente após a confirmação do pagamento.

De acordo com o TSE, o último cancelamento de títulos no estado ocorreu em 2019, e desde 2020 não há registros de cancelamentos por ausência devido à pandemia de Covid-19. A Justiça Eleitoral alerta que os eleitores devem regularizar sua situação dentro do prazo para garantir o direito ao voto e evitar problemas legais decorrentes do cancelamento do título eleitoral.

Com informações Tribunal Regional Eleitoral-MS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura reforça ações de combate à dengue em reunião de comitê

O encontro ocorreu no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM) e reuniu diversos representantes de instituições e setores comprometidos com a saúde pública.

Cassiano Maia entega nova frota de ônibus de transporte coletivo em Três Lagoas

Com 12 veículos modernos, cidade se torna a primeira do MS a oferecer transporte coletivo com ar-condicionado, Wi-Fi, elevador para cadeirantes e menor emissão de poluentes.

Ladrão embriagado causa confusão, finge ser outra pessoa e agride policiais

Com vasta ficha criminal, suspeito de 39 anos tentou enganar as autoridades após furtar carnes nobres de supermercado, onde chegou a resistir à prisão.