17.5 C
Três Lagoas
domingo, 3 de agosto, 2025

Judiciário é o Poder mais confiável para brasileiros, aponta estudo

Pesquisa da AMB e FGV-Rio busca conhecer a imagem e a avaliação dos serviços do Judiciário.

08/12/2019 18h55
Por: Mirela Coelho com informações do Migalhas

Mais da metade da sociedade brasileira (52%) confia no Judiciário, valor superior à confiança depositada pelos cidadãos na presidência da República (34%) e no Congresso (19%).

Os dados integram o “Estudo da Imagem do Poder Judiciário”, apresentado nesta semana no Rio de Janeiro. Realizada pela AMB e pela FGV-Rio, a pesquisa foi coordenada pelo ministro Marco Aurélio Bellizze, do STJ, com subcoordenação da presidente eleita da AMB Renata Gil.

Conforme o estudo, o Judiciário perde para a OAB (66%) e empresas privadas (56%), mas ganha dos movimentos sociais (49%), sindicatos (35%) e partidos políticos (14%) em termos de confiança.

A pesquisa foi produzida no período de agosto de 2018 a agosto de 2019, com a utilização articulada de metodologias e técnicas qualitativas e quantitativas, abrangendo diversos segmentos de público: sociedade (usuários e não usuários dos serviços da Justiça); advogados, defensores públicos e formadores de opinião.

Um dado do estudo chama a atenção: apesar da confiança, apenas 5% dos entrevistados disseram estar bem informados sobre o Poder Judiciário. Em contrapartida, 50% se consideraram “mais ou menos informados” e 42% “mal informados”.

Entre as perguntas feitas estiveram as relativas ao grau de independência entre os três Poderes e a relação estabelecida entre eles. 76% acredita que a relação é conflituosa, e para 25% o Legislativo é o Poder que mais interfere sobre os demais – sendo que para 28%, o Judiciário é o que sofre mais interferência.

De acordo com a pesquisa, na média 33% dos entrevistados creem que o Judiciário é o Poder que melhor cumpre seu papel – superando, e muito, o Legislativo (9%) e o Executivo (8%).

Esses dados dizem respeito à pesquisa feita entre usuários e não usuários da Justiça. Limitadas as questões aos advogados e defensores, há uma melhora: para 57% dos causídicos e 38% dos defensores o Judiciário é Poder que melhor cumpre seu papel.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prazo para pagamento da inscrição na Prova Nacional Docente é prorrogado até 6 de agosto

Exame será aplicado em 26 de outubro e auxiliará na seleção de professores para redes públicas Os inscritos na Prova Nacional Docente (PND) têm agora...

Três Lagoas promove ações educativas no trânsito em homenagem a motoristas e motociclistas

Ações educativas reuniram PRF, PM, Ministério Público e agentes locais para reforçar a segurança viária no município Em comemoração ao Dia do Motorista (25 de...

Obras da Ponte da Rota Bioceânica em MS chegam a 75% e devem ser concluídas em 2026

Infraestrutura internacional vai ligar Porto Murtinho ao Paraguai e fortalecer comércio entre o Mercosul e a Ásia Com 75% da obra já executada, a Ponte...