16.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 27 de agosto, 2025

Jovens talentos seguem transformando a gestão pública em MS por meio do Programa Trainee

Com foco na inovação, eficiência e fortalecimento do serviço público, o Governo de Mato Grosso do Sul mantém o compromisso com o desenvolvimento de novos profissionais por meio do Programa Trainee de Gestão Pública. A iniciativa, que teve início em 2015, já reuniu mais de 100 jovens de diferentes regiões do Brasil, que atuam diretamente em projetos estratégicos de diversas secretarias e órgãos da administração estadual.

Atualmente, o programa conta com 28 trainees em atividade. Destes, 15 iniciaram no último dia 16 de maio e outros seis serão acolhidos em 16 de junho. Já sete profissionais encerram suas atividades em agosto, após dois anos de dedicação a políticas públicas e à melhoria da gestão estadual.

A iniciativa é fruto de parceria entre a SEGOV (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), a FUNDECT (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de MS) e a organização MOTRIZ, com apoio da SEGEM (Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo). O programa tem como objetivo atrair jovens talentos comprometidos com a transformação do setor público, oferecendo uma experiência imersiva e formativa durante até dois anos de atuação.

Para a coordenadora estadual do programa, Luciene Ferreira, a atuação dos trainees é marcada pela capacidade de propor soluções inovadoras e fortalecer o trabalho colaborativo entre equipes. “Mesmo com pouca vivência no setor público, esses jovens demonstram grande capacidade técnica, visão estratégica e espírito de equipe. Eles chegam com muita vontade de contribuir, e isso faz toda a diferença”, destaca.

Trajetórias que inspiram

O sucesso do programa é refletido nos exemplos de ex-trainees que hoje ocupam posições de destaque na estrutura do Estado. É o caso de Cibelle e Frederico, que atuaram como trainees na PGE (Procuradoria-Geral do Estado) e atualmente são servidores comissionados, ocupando cargos de coordenação. Para a procuradora e gestora Cristiane Dantas, o segredo está no alinhamento entre expectativas e objetivos institucionais.

“O programa é muito bom. Exige conhecer seu negócio e o que se espera do trainee. Eles chegam com ideias novas, vontade de aprender e de fazer a diferença. Com um plano de trabalho claro, escuta ativa e orientação, os resultados aparecem naturalmente”, afirma.

Na CGE (Controladoria-Geral do Estado), outro exemplo de êxito é o trabalho de um trainee que se despede do programa em agosto após dois anos contribuindo com a implementação de indicadores de desempenho e a modernização de processos internos. Para o gestor Reinaldo Martins Feitosa, a presença dos trainees é essencial para o aprimoramento da gestão pública. “Eles trazem inovação, novas ideias e dedicação, o que provoca mudanças positivas nos processos e motiva os servidores mais experientes a saírem da zona de conforto. Aprendo com eles todos os dias”, ressalta.

Preparação e integração

Os novos trainees passaram recentemente por uma recepção institucional organizada pela Segem, com dinâmicas e atividades voltadas à imersão na cultura de governo e ao alinhamento com os desafios da administração estadual. Já os seis próximos integrantes, que iniciam ainda em junho, terão uma programação concentrada de um dia e meio, com foco na integração e no alinhamento de expectativas com seus órgãos de atuação.

Visão de futuro

Idealizado em 2015 pelo então secretário Eduardo Riedel, hoje governador do Estado, o programa segue como uma das principais estratégias de formação de lideranças públicas no Mato Grosso do Sul. A proposta é conectar propósito, competência técnica e gestão eficiente, preparando jovens para serem protagonistas de um Estado cada vez mais moderno, inovador e comprometido com a entrega de resultados à população.

Com a nova turma em andamento e mais profissionais chegando, o Programa Trainee de Gestão Pública alia juventude, conhecimento e transformação na construção de um serviço público de alta qualidade.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Emissão de RG enfrenta altos índices de ausência e reprovações em Três Lagoas

Chefe do Núcleo de Identificação Civil, perita Cristiane Correia, pede mais comprometimento da população

Vereadora Sirlene Pereira propõe campanha inédita sobre aneurisma cerebral

Projeto alerta sobre riscos do aneurisma cerebral e promove prevenção e orientação à população

Colisão frontal entre caminhão-baú e carreta de calcário mata duas pessoas na BR 262

Acidente mobilizou PRF e Bombeiros, onde trânsito segue lento e desviado na região do Bálsamo, entre Campo Grande e Ribas do Rio Pardo