Economia – 30/01/2012 – 18:01
Grupo também está na primeira posição entre os inadimplentes, diz pesquisa do Serasa
Os jovens de baixa renda são os que mais gastaram com telefonia no ano passado. Segundo pesquisa do Serasa Experian divulgada nesta segunda-feira (30), eles foram os responsáveis por 19,8% das vendas de telefonia móvel e por 25,5% das linhas fixas.
Para Ricardo Lourero, presidente da Serasa Experian e Experian América Latina, o crescimento do consumo de telefonia deste grupo é explicado “pela crescente formalização do mercado de trabalho no Brasil nos últimos anos que tem beneficiado a população, principalmente os jovens”.
- Além de terem estabilidade maior no emprego pelas regras do emprego formal de trabalho, passam a contar com um comprovante oficial de renda, o que estimula e facilita o acesso desta camada da sociedade em mercados específicos, como o de crédito e de telefonia.
Porém, além de comprar mais, os jovens da classe C também devem mais. A primeira posição no ranking de inadimplência no setor de telefonia também é deles – 24,4% dos CPFs (Cadastro de Pessoa Física) na lista de mal pagadores das empresas de celular são de consumidores pertencentes a esse grupo. O número de consumidores de telefonia fixa com a conta no vermelho é ainda maior: 28,4%. A pesquisa considerou os compradores de telefonia entre outubro de 2010 e setembro de 2011.
A pesquisa classifica o grupo – que representa 20,9% da população brasileira – como periferia jovem, que inclui: jovens trabalhadores de baixa renda, jovens na informalidade, trabalhadores de baixa qualificação, excluídos do sistema, estudantes da periferia e famílias assistidas na periferia.
Em segundo lugar, entre os maiores compradores de telefonia de 2011, ficaram os aspirantes sociais (profissionais em ascensão social, os trabalhadores com boa vida no interior, jovens em busca de oportunidades e consumidores indisciplinados).
Representantes de 9,7% da população, eles consumiram 18,9% da telefonia móvel e 16,5% das linhas fixas vendidas no ano passado.
Fonte: R7