Economia – 05/07/2012 – 16:07
Durante reunião na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com o superintendente do estado de São Paulo, DrRicardo Rossi Madalena, o prefeito Jamil Ono (PT) pediu informações e agilidade no processo de construção da ponte rodoviária sobre o Rio Paraná, entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
“A ponte esta entre os municípios de Três Lagoas (MS) e Castilho (SP), na BR-262 e interligação com a Marechal Rondon. É uma obra de muita relevância para a região e eu como prefeito do Extremo Oeste de São Paulo não poderia perder a oportunidade para saber do andamento”, disse Jamil.
Madalena de pronto entrou em contato com o Dr Antônio Carlos Nogueira que substitui o superintendente do Dnitdo Mato Grosso do Sul, Marcelo Miranda. Segundo as informações de a obra, que é controlada pelasuperintendência daquele Estado, esta com seis pilarescravados no rio Paraná e as áreas na margem sulmatogrossense estão sobre interferência, com processo de desapropriações.
Jamil participou da cerimônia de lançamento da pedra fundamental da obra, em junho do ano passado, durante a celebração do 96º aniversário de Três Lagoas, chegando a assinar a ordem de serviço que liberou a construção do governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), a vice-governadora, Simone Tebet (PMDB).
A Obra
A construção da ponte foi garantida pelo Governo Federal, através do Ministério dos Transportes, que vai investir R$ 113 milhões para construção de 7,5 quilômetros de vias de acesso e da ponte, com extensão de 1,344 quilômetro, sobre o Rio Paraná. A ponte formará uma nova travessia pelo rio Paraná hoje feita apenas pela barragem da hidroelétrica de Jupiá.
A nova ponte ficará situada entre a barragem da Usina Hidrelétrica Engenheiro Souza Dias, conhecida como Jupiá, e a ponte ferroviária Francisco Sá. No lado sulmatogrossense os acessos vão começar na rotatória próxima à delegacia da Polícia Rodoviária Federal, no início da BR-262, conhecida como trevo da Cesp. Serão uma pista com duas faixas de tráfego e acostamentos, com extensão total de 3,5 km. No lado paulista serão 4 km que partirão da rotatória de início da rodovia Marechal Rondon (SP-300).
Fonte: Secom Andradina / Divulgação