35.5 C
Três Lagoas
sábado, 27 de dezembro, 2025

Isenção do IPTU 2026 pode ser solicitada a partir desta terça-feira

Benefício contempla aposentados, pensionistas e pessoas com doenças graves ou câncer, desde que atendam aos critérios legais

Contribuintes de Três Lagoas que se enquadram nas condições previstas em lei poderão, a partir desta terça-feira, 1º de outubro, solicitar a isenção do IPTU referente ao exercício de 2026. O benefício está disponível para aposentados, pensionistas, portadores de doenças graves e pessoas com câncer, conforme estabelecido nas legislações municipais vigentes.

A solicitação pode ser feita até o dia 19 de dezembro de 2025 para a maioria dos grupos. Há exceções: portadores de câncer podem protocolar o pedido durante todo o ano de 2026, enquanto pessoas com doenças graves têm até 31 de março de 2026 para requerer a isenção.

Entre os critérios exigidos está o limite de metragem e padrão do imóvel. De acordo com a Lei nº 2.299/2008, aposentados e pensionistas proprietários de imóveis de até 90 metros quadrados, de padrão popular, utilizados exclusivamente como residência e que sejam a única propriedade do solicitante, podem solicitar o benefício, desde que a renda familiar não ultrapasse dois salários mínimos.

A Lei nº 2.601/2012, por sua vez, contempla contribuintes com doenças graves como tuberculose ativa, hanseníase, esclerose múltipla, doença de Parkinson, cardiopatia grave, cegueira, nefropatia grave, entre outras. Nestes casos, o imóvel deve ter até 90 metros quadrados, também ser de padrão popular e utilizado como residência única, com o mesmo limite de renda familiar.

Já a isenção para pessoas com câncer está prevista na Lei nº 2.916/2015. Podem solicitar o benefício tanto proprietários quanto locatários que comprovem ser responsáveis pelo pagamento do imposto no contrato de locação. É necessário que a residência seja a única propriedade da família, com renda de até três salários mínimos, e que nenhum integrante exerça atividade autônoma de economia informal.

A solicitação deve ser feita presencialmente no Departamento de Tributação, que fica na Avenida Antônio Trajano, nº 30, no Centro da cidade. É preciso apresentar os documentos exigidos conforme a categoria do solicitante. Dúvidas podem ser esclarecidas exclusivamente por mensagens via WhatsApp, no número (67) 99214-0322, ou pelo e-mail [email protected].

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Padre Cláudio une fé, vida e esperança nas festas de fim de ano

Sacerdote completa 15 anos de ordenação e 45 de vida em clima de gratidão As festas de fim de ano em Três Lagoas ganharam um...

Trecho da Malha Oeste até Três Lagoas deve ser prioridade em nova concessão

Setor da celulose impulsiona interesse por ramal ferroviário no leste de Mato Grosso do Sul, onde edital deve ser lançado em abril de 2026.

Comissão aprova ampliação das atribuições dos oficiais de Justiça

Projeto autoriza atuação como conciliadores, amplia uso de tecnologia e segue para análise do Senado A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da...