28.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de setembro, 2025

Irmão do ministro é exonerado da Codevasf

Política – 13/01/2012 – 19:01

Depois de ficar por quase um ano na presidência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Clementino Coelho, irmão do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, foi demitido ontem. Nesta semana, ele tinha perdido o comando da companhia e ontem o Diário Oficial trouxe sua exoneração, a pedido, do cargo de diretor de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura.

A saída acontece depois de o Estado mostrar o uso de uma brecha na legislação para que o irmão do ministro ficasse quase um ano à frente da principal estatal da pasta. Como não poderia ser nomeado para a função, Clementino foi mantido como interino com base em uma regra estatutária que determina o exercício provisório do comando da companhia pelo diretor mais antigo na função.

Um decreto presidencial de 2010 proíbe a nomeação de familiar de ministro. Determina ainda não poder haver subordinação direta entre parentes. Com respaldo da Casa Civil e da Controladoria-Geral da União (CGU), porém, foi permitido a Clementino permanecer no cargo de diretor porque sua nomeação foi anterior a de Bezerra. Em relação à presidência da estatal, por ser interina, a atuação também foi autorizada.

O fato é que durante quase um ano a situação de interinidade foi mantida e Clementino obteve os bônus políticos do cargo, como a participação em eventos ao lado do irmão em Petrolina (PE), cidade onde a família tem forte atuação. Nos últimos dias surgiram suspeitas de direcionamento de recursos para a região e de benefício a pessoas próximas à família.

Diante do desgaste, na terça-feira o ministério nomeou Guilherme Almeida Gonçalves de Oliveira para a presidência da Codevasf, em caráter interino, e anunciou que o irmão do ministro permaneceria como diretor. Não houve, porém, condições políticas para a manutenção e Clementino deixou também essa função.

Em depoimento no Congresso, ontem, o ministro voltou a defender a legalidade da atuação do irmão como presidente interino da Codevasf. Alguns parlamentares saíram em sua defesa. O líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), afirmou ter conhecimento que desde fevereiro de 2011 o ministro defendia a substituição do irmão. A Casa Civil, porém, diz que somente no dia 5 de setembro do ano passado chegou o pedido para a nomeação de Almeida para a presidência interina da estatal.

Fonte: MSN

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Melatonina: o que é, para que serve e os riscos do uso sem prescrição

Uso descontrolado do “hormônio do sono” preocupa médicos e pode gerar efeitos adversos

Alunos conhecem Câmara por dentro e aprendem sobre política

Turmas do 5º ano da Presidente Médici participam de visita guiada ao Legislativo Alunos do 5º ano da Escola Municipal Presidente Médici tiveram, nesta quarta-feira...

Alerta sonoro vai soar ao mesmo tempo nos celulares de Três Lagoas

Teste do Governo Federal vai simular alerta de emergência no dia 27 Na manhã de 27 de setembro, todos os celulares de Três Lagoas vão...