25.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de setembro, 2025

IR: a um mês para fim do prazo, 51% das declarações de MS são entregues

Prazo para envio das declarações encerra dia 31 de maio.

MATO GROSSO DO SUL – O prazo para declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2022, ano-base 2021, foi adiado para 31 de maio e, até a última sexta-feira (29), 51,04% dos contribuintes de Mato Grosso do Sul entregaram o documento à Receita Federal. O número corresponde a 244 mil das 478 mil declarações esperadas para este ano no estado.

O prazo de encerramento foi ampliado em razão da pandemia da Covid-19, assim como nos anos de 2021 – que foi até 31 de maio – e 2020 – que finalizou em 30 de junho. Neste ano o prazo começou em 7 de março.

A declaração enviada após o prazo legal fica sujeita à multa. O valor da multa é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, calculado na declaração, mesmo que esteja pago. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74, podendo chegar, no máximo, a 20% do valor do imposto de renda.

IR Social

As doações de parte do IRPF para projetos sociais deverão totalizar apenas R$ 250,25 milhões neste ano, segundo estimativa da Receita Federal no Orçamento Geral da União de 2022. O mecanismo permite o abatimento de até 6% do Imposto de Renda devido ou o abatimento de até 6% da restituição, limitada a 3% para cada tipo de ação social.

As doações totais estão limitadas a 6% do imposto devido ou da restituição, com até 3% sendo usados para cada categoria. Caso queira, o contribuinte poderá doar mais, porém o valor não poderá ser deduzido do imposto a pagar.

Além das doações diretas, o contribuinte pode deduzir, dentro do limite global de 6%, doações para três tipos de ações feitas no ano anterior: incentivos à cultura (como doações, patrocínios e contribuições ao Fundo Nacional da Cultura), incentivos à atividade audiovisual, incentivos ao esporte.

Primeira Página (RMC)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Melatonina: o que é, para que serve e os riscos do uso sem prescrição

Uso descontrolado do “hormônio do sono” preocupa médicos e pode gerar efeitos adversos

Alunos conhecem Câmara por dentro e aprendem sobre política

Turmas do 5º ano da Presidente Médici participam de visita guiada ao Legislativo Alunos do 5º ano da Escola Municipal Presidente Médici tiveram, nesta quarta-feira...

Alerta sonoro vai soar ao mesmo tempo nos celulares de Três Lagoas

Teste do Governo Federal vai simular alerta de emergência no dia 27 Na manhã de 27 de setembro, todos os celulares de Três Lagoas vão...