32.9 C
Três Lagoas
domingo, 24 de agosto, 2025

Ipea faz alerta para estagnação da indústria

Entretenimento – 13/01/2012 – 16:01

A estagnação da indústria brasileira já se estende por um período preocupante, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

Relatório da entidade mostra que, associado com a volatilidade externa, a situação pode levar a economia a um ciclo vicioso e corroer a recente melhora no mercado de trabalho.

A entidade acredita que a estagnação da indústria pode comprometer os investimentos na economia, afetando o Produto Interno Bruto (PIB). Em relatório divulgado nesta sexta-feira (13/1), o Ipea discute as causas da desaceleração em 2011, além do cenário para a economia nos próximos meses.

“O longo período de estagnação da produção industrial associado à indefinição do cenário externo tem aumentado a probabilidade de que a economia brasileira inicie um ciclo vicioso”, afirma o relatório.

A produção industrial brasileira tem alta de apenas 0,4% de janeiro a novembro de 2011, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em novembro, a atividade industrial ficou 2,5% abaixo do registrado no mesmo período do ano passado.

Além da queda na produção física, o Ipea observa que está ocorrendo um processo de “substituição de insumos”, ou seja, os empresários passam a trocar matérias-primas produzidas no país por componentes importados, prejudicando a cadeia de produção.

“Os empresários cada vez mais substituem insumos, componentes e até mesmo bens finais pelos seus concorrentes importados, impactando negativamente setores importantes, como é o caso da produção de bens intermediários.”

Para o IPEA, a estagnação da indústria reflete sobretudo o câmbio, mas também o aperto monetário realizado na primeira metade de 2011 e a turbulência internacional.

A entidade ressalta que a estagnação da indústria é uma das principais causas da desaceleração da economia em 2011.

Outra preocupação do Ipea diz respeito aos reflexos de uma intensificação da crise europeia no país, sobretudo na balança comercial e no crédito. “O comportamento do PIB brasileiro dependerá dos desdobramentos da crise na Europa e do comportamento da economia mundial”.

O Ipea destacou, contudo, que o país continua com fundamentos sólidos, e tem capacidade de enfrentar uma crise, como foi visto em 2008.

Fonte: Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Leilão de energia garante construção de duas hidrelétricas em Mato Grosso do Sul até 2030

Certame da ANEEL e CCEE viabilizou 65 usinas em 13 estados, com investimentos de R$ 5,4 bilhões em MS

Dnit promete religar 32 radares em rodovias federais de MS

Desses equipamentos, oito estão em Três Lagoas e três em Campo Grande, onde máquinas estão nas BRs 262, 060, 267, 376 e 463

Idosa morre após perfuração no esôfago provocada por espinha de peixe

Maria Rodrigues dos Santos, de 60 anos, não resistiu após complicações graves causadas por engasgo ocorrido há uma semana