26.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 8 de novembro, 2024

Investimento na produção de etanol reforça MS como referência

Durante a apresentação das possibilidades de investimentos em Mato Grosso do Sul durante o ‘Lide Brazil Conference’, em Londres, capital do Reino Unido, o Governo do Estado recebeu a confirmação de mais um grande investimento no setor sucroenergético: R$ 1,3 bilhão para a ampliar e modernizar a produção da usina da Raízen em Caarapó, no sul do Estado.

Parte do grupo Cosan, conglomerado brasileiro com negócios nas áreas de açúcar, álcool, energia, lubrificantes e logística, a Raízen vai investir na produção do chamado etanol de segunda geração, biocombustível avançado feito a partir dos resíduos restantes do processo de fabricação do etanol comum, chamado etanol de primeira geração.

Captado durante no MS Day em agosto de 2023, o investimento agora confirmado pela alta cúpula da empresa reforça o potencial sul-mato-grossense para receber novos investimentos e sua referência para o momento de transição energética que emerge globalmente.

“Em reunião com o vice-presidente de Relações Institucionais da Cosan, Claudio Oliveira, ele confirmou o investimento de R$ 1,3 bilhão em Caarapó, que vai aumentar o número de empregos, de renda para o Estado, renda para as pessoas e principalmente para o desenvolvimento do município [de Carrapó] e toda a região”, frisa o governador Eduardo Riedel.

O chefe do Executivo de Mato Grosso do Sul ainda completa que “foi uma reunião muito produtiva e a gente tem a capacidade de mostrar o Mato Grosso do Sul para investidores do Brasil e de fora, dentro dessa linha de geração de energia, transição energética e de produção de alimentos que vem crescendo e se desenvolvendo cada vez mais”.

Claudio Oliveira e Eduardo Riedel durante o Lide Brazil Conference, em Londres

“Nós temos um projeto de nove plantas. Já temos duas em operação e quatro que estão em construção. E naturalmente temos mais três que vão entrar em construção e uma delas em Mato Grosso do Sul”, afirmou Claudio Oliveira sobre os investimentos da Cosan e da Raízen.

O etanol de segunda geração, basicamente, explica o governador Eduardo Riedel, é o uso do bagaço de cana para produzir etanol. Isso será feito na mesma planta da Raízen já existente em Caarapó, e significa mais 88 milhões de litros e uma considerável descarbonização em toda a cadeia produtiva sem precisar aumentar a área plantada.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Corpo de criança arrastada por enxurrada é encontrado

O corpo de uma criança de dois anos foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros do Paraná na beira de um lago, na manhã desta...

Medalha Senador Ramez Tebet homenageia servidores da Agepen e autoridades

Em uma cerimônia que visa reconhecer o trabalho e a dedicação daqueles que atuam de forma incansável para a melhoria do sistema prisional de...

Em Três Lagoas, garoto preparou a mãe antes de falecer: “meu lugar não é aqui; vou morar com o papai do céu”, alertava Emanuel

Após a história comovente da pequena Alice, que faleceu após ser picada por uma aranha, emocionar moradores do município vizinho de Paraíso das Águas,...