Parceria prevê investimento de até R$ 2,5 bilhões para modernizar a infraestrutura logística do Estado
Uma equipe técnica do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) esteve em Mato Grosso do Sul na semana passada para visitar trechos das obras nas rodovias MS-380, MS-289 e MS-276. A missão avaliou o andamento das frentes de trabalho e consolidou a nova etapa da parceria com o Governo do Estado dentro do programa Invest Impacto, voltado à modernização da infraestrutura logística sul-mato-grossense.
Firmada em 2023 e colocada em prática em 2025, a cooperação entre o Estado e o banco prevê investimentos de até R$ 2,5 bilhões em obras de recuperação, pavimentação e monitoramento de rodovias estratégicas, com o objetivo de fortalecer a competitividade logística e o escoamento da produção agroindustrial.
PROJETOS
De acordo com o gerente de rodovias da Agesul, Gil Márcio Franco, o Invest Impacto foi estruturado pelo Escritório de Parcerias Estratégicas (EPE), articulando diversas fontes de investimento público e privado. “A proposta era investir na melhoria da malha rodoviária estadual, considerando os projetos já em desenvolvimento, como o Crema, as concessões e a Rota Bioceânica”, explicou.
O primeiro Relatório de Aprovação de Projeto (RAP1) soma cerca de R$ 600 milhões em obras, com avanço entre 45% e 50%. As frentes incluem a MS-436 (lotes 1 e 2, entre Camapuã e Figueirão), a MS-276 (lotes 1 e 2, entre Indápolis e Deodápolis) e a MS-347 (entre Dois Irmãos do Buriti e a BR-419). As primeiras entregas estão previstas para o segundo semestre de 2026, com o cronograma geral se estendendo até 2027.
O segundo relatório (RAP2), validado em outubro, ampliou o escopo do programa e incluiu novas frentes nas rodovias MS-444 (entre Selvíria e o entroncamento da MS-112), MS-320 (entre Três Lagoas e a MS-377), MS-380 (lotes 1 e 2, entre a MS-164 e a BR-463) e MS-289 (do entroncamento da MS-180 até a MS-156). São trechos considerados estratégicos para o desenvolvimento regional.
AVALIAÇÃO
Segundo o analista de operações do BNDES, Márcio Rebello, esta é a segunda missão técnica no Estado e marca uma fase de acompanhamento mais próximo das obras. “O Mato Grosso do Sul tem equipes altamente qualificadas e proativas. É um dos melhores estados na interlocução com o BNDES”, destacou.
Rebello explicou que o banco realiza um monitoramento contínuo, tanto documental quanto presencial. “Diferente de bancos comerciais, o BNDES exige o cumprimento integral da finalidade contratual. As liberações de recursos ocorrem conforme o atingimento das metas e resultados definidos na análise inicial”, disse.
O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara de Carvalho, afirmou que as obras fazem parte de um esforço para fortalecer a malha rodoviária e impulsionar a economia. “Essas obras representam desenvolvimento. Conectam cidades, facilitam o transporte diário e fortalecem o escoamento da produção. O Invest Impacto é estratégico para sustentar o crescimento e a logística do Estado”, afirmou.
PRÓXIMOS PASSOS
O Governo de Mato Grosso do Sul já prepara o terceiro Relatório de Aprovação de Projetos (RAP3), previsto para ser apresentado até o fim de 2025. O novo pacote deve incluir novos trechos a serem financiados e consolidar o teto contratual de R$ 2,5 bilhões, configurando a maior operação de crédito da história do Estado voltada à infraestrutura rodoviária.
O Invest Impacto deve deixar um legado de integração regional e aumento da produtividade, ampliando a competitividade de Mato Grosso do Sul nos corredores logísticos que ligam o Centro-Oeste aos portos do Atlântico e do Pacífico.
Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul


