24.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 18 de fevereiro, 2026

Internações disparam e MS volta a ter taxa de ocupação de 102% para leitos UTI

Número continua alto, apesar da ampliação de 191 vagas existentes no Estado em um mês

29/03/2021 10h19
Por: Gabrielle Borges

Após ganhar ‘fôlego’ com ampliação no número de leitos, Mato Grosso do Sul voltou a registrar taxa de ocupação acima do limite. Nesta segunda-feira (29), o painel Mais Saúde, da SES (Secretaria Estadual de Saúde), indica que 102% das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) estavam ocupadas.

Assim, conforme os dados repassados pelos hospitais, são 561 pacientes graves registrados para apenas 543 leitos disponíveis em hospitais. Apesar do alto índice de internação, o número de vagas foi ampliado recentemente, passando de 352 no início do mês para o número atual. Ou seja, foram 191 novas vagas abertas.

Em Campo Grande, a situação é mais delicada e a taxa de ocupação em UTIs exclusivas para pacientes covid chega a 106%, uma das mais altas do país, segundo a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). O Painel Mais Saúde mostra que são 350 pacientes para 317 vagas.

A Capital também contou com ampliação de leitos esse mês, passando de 168 no início de março para os atuais 317 leitos existentes.

O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) – referência para tratamento da covid pelo SUS – permanece em situação crítica. São 120 leitos críticos existentes, mas existem 14 pacientes internados de forma improvisada na ala vermelha do hospital, conforme boletim emitido na noite de domingo (28).

Dourados também registrou alta na taxa de ocupação de leitos críticos para pacientes covid, passando de 85% na semana passada para 95% de internações nos 69 leitos existentes na rede hospitalar.

Três Lagoas permanece sem vagas UTI para tratamento da doença, assim como Corumbá.

Alex Ribeiro/Agência Pará

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PGE lança ‘Manual de Conduta Eleitoral 2026’ com orientações a gestores públicos

Conforme o documento, apresentado na Comissão de Direito Eleitoral da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), o manual foi elaborado para apoiar os agentes públicos em suas áreas de atuação, com base em doutrina, jurisprudência e manifestações administrativas consolidadas.

Unidade móvel do Hemosul faz primeira ação em Ribas do Rio Pardo e coleta 273 bolsas de sangue

Primeiro município a receber a nova unidade móvel da Rede Hemosul, Ribas do Rio Pardo abriu o cronograma itinerante de coletas em MS

Pesquisa do Procon de MS mostra diferença de até 11% no valor do etanol em fevereiro

O levantamento considera dados coletados entre os dias 9 e 10 de fevereiro, em 35 postos distribuídos nas sete regiões administrativas da Capital.