26.1 C
Três Lagoas
domingo, 28 de dezembro, 2025

Instituto alerta sobre baixa umidade e médica dá dica

19/08/2014 – Atualizado em 19/08/2014

Instituto alerta sobre baixa umidade e médica dá dica para combater resfriados

Por: C.G.News

Com o predomínio do sol, a umidade relativa do ar deve atingir índice de até 20%, nesta semana, em Mato Grosso do Sul, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que, inclusive, emitiu alerta sobre a possibilidade. A previsão preocupa autoridades do setor da saúde, principalmente, diante do aumento de casos de problemas respiratórios no período.

Para combater os males, a médica otorrinolaringologista Maura Neves, do Hospital Universitário da USP (Universidade de São Paulo), orienta a incluir no dia a dia hábitos de higiene, que podem reduzir em até 40% os dias em que as pessoas sofrem de problemas respiratórios. A dica vale principalmente para crianças, as mais sensíveis a enfrentar as dificuldades.

O uso de soluções para a higienização nasal, por exemplo, é recomendado como tratamento preventivo de doenças respiratórias e resfriados. Estudos comprovam que limpar as mucosas nasais reduz em até 40% os dias em que as pessoas sofrem de problemas respiratórios.

Isso porque a região do nariz é uma importante porta de entrada para alérgenos, fungos, bactérias e poluentes, invasores que podem provocar alergias, infecções, resfriados e quadros que necessitam de internação e podem comprometer a qualidade de vida da criança.

“A higienização nasal é muito importante para melhorar os sintomas da gripe e a qualidade de vida das crianças”, ressaltou a otorrinolaringologista.

O cuidado deve ser ainda maior, especialmente para manter a saúde dos recém-nascidos, mais suscetíveis aos problemas relacionados às doenças respiratórias em períodos secos.

A especialista cita ainda as tecnologias atuais que facilitam a vida dos pais na hora de higienizar o nariz dos filhos. “Hoje, temos a opção de spray nasal com um sistema de bolsa a vácuo que permite a aplicação em qualquer posição além de um bico anatômico, ideal para o tamanho reduzido da narina da criança”, detalhou.

Previsão do tempo – Segundo o Inmet, uma massa de ar seco e denso ganha força, promove a subsidência do ar seco de altos níveis atmosféricos, dificultando a formação de nuvens e favorece a elevação da temperatura no período da tarde, mantendo-a amena na madrugada.

Os valores de umidade relativa do ar decaem de forma significativa a partir de amanhã (20), quando, em algumas áreas do Estado, chegam a 20%, no período da tarde. Na Capital, a situação também será crítica e há previsão indica índice de 25% para a próxima sexta-feira (22). Na tarde de hoje (19), a umidade do ar é de 35%.

No mesmo período, o sol predominará em todas as regiões de Mato Grosso do Sul. O calor continua intenso, principalmente, à tarde, com máxima de até 34 graus. À noite, especialmente, durante as madrugadas, o friozinho volta e há previsão de a mínima chegar a 11 graus, na quinta-feira (21), em algumas regiões do Estado. Em Campo Grande, até sexta-feira, a temperatura varia de 17 a 32 graus.

Com o predomínio do sol, umidade pode atingir índice crítico de até 20% no Estado (Foto: Marcos Ermínio)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Padre Cláudio une fé, vida e esperança nas festas de fim de ano

Sacerdote completa 15 anos de ordenação e 45 de vida em clima de gratidão As festas de fim de ano em Três Lagoas ganharam um...

Trecho da Malha Oeste até Três Lagoas deve ser prioridade em nova concessão

Setor da celulose impulsiona interesse por ramal ferroviário no leste de Mato Grosso do Sul, onde edital deve ser lançado em abril de 2026.

Comissão aprova ampliação das atribuições dos oficiais de Justiça

Projeto autoriza atuação como conciliadores, amplia uso de tecnologia e segue para análise do Senado A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da...