Primeira parcela começou a ser paga no dia 24 de abril e beneficia cerca de 400 mil aposentados e pensionistas no Estado
Aposentados e pensionistas começam a fechar a semana com dinheiro extra no bolso. O Governo Federal inicia nesta sexta-feira, 24, o pagamento da primeira parcela do 13º salário para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social, antecipando o benefício ainda no primeiro semestre de 2026, medida que reforça a renda de milhões de brasileiros antecipadamente.
Em Mato Grosso do Sul, aproximadamente 400 mil segurados serão contemplados com o pagamento. A primeira parcela será depositada entre os dias 24 de abril e 8 de maio, enquanto a segunda está programada para o período de 25 de maio a 8 de junho, seguindo o calendário oficial definido pelo Governo Federal escalonado.
A antecipação representa um impacto significativo na economia regional, com a injeção de cerca de R$ 811,7 milhões apenas em Mato Grosso do Sul. Em nível nacional, o pagamento das duas parcelas do 13º salário deve movimentar aproximadamente R$ 78 bilhões, fortalecendo o consumo e diversos setores econômicos nacionais.
O calendário de pagamento leva em consideração o número final do cartão de benefício, desconsiderando o dígito verificador. Essa organização garante maior fluidez nos depósitos e evita sobrecarga no sistema bancário durante o período de repasses organizados.
Têm direito ao recebimento do 13º salário antecipado os beneficiários de auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadorias, salário-maternidade e pensão por morte. Esses grupos fazem parte da base segurada que contribuiu para o sistema previdenciário ao longo do tempo assegurados.
Por outro lado, não recebem o benefício pessoas contempladas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) e pela Renda Mensal Vitalícia, já que esses auxílios possuem caráter assistencial e não previdenciário, não incluindo o pagamento do 13º salário assistenciais.


