Geral – 30/03/2012 – 09:03
Escolas públicas municipais, estaduais e federais de todo o Brasil têm até hoje (30) para mobilizar seus alunos do 6º ao 9º ano e do ensino médio a participarem da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). As inscrições podem ser realizadas por meio do site oficial da Obmep.
As escolas são as responsáveis pelo processo e devem indicar, no ato da inscrição online, o número total de participantes em cada nível. A disputa será dividida em três níveis e ocorre em duas fases.
O primeiro nível é para alunos do 6ª e 7º ano; o segundo, para 8º e 9º ano; e o terceiro inclui todo o ensino médio. Na prova objetiva da primeira fase são aplicadas 20 questões de múltipla escolha a todos os inscritos. As escolas classificam para a segunda etapa 5% do total de participantes de cada nível. Nessa fase, a prova é discursiva e tem de 6 a 8 questões. Segundo o calendário da 8º Obmep, a primeira prova está prevista para 5 de junho, e a segunda, para 15 de setembro.
O resultado será divulgado em 30 de novembro. Incentivo Na edição de 2012, serão entregues 500 medalhas de ouro, 900 de prata, 3.100 de bronze, 46 mil e 200 certificados de menção honrosa.
Os medalhistas ainda ganham bolsas de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O regulamento da oitava edição da olimpíada prevê:
• 30 de março — Encerramento das inscrições
• 5 de junho — Aplicação das provas da primeira fase nas escolas
• 26 de junho — Último prazo para as escolas enviarem os cartões-resposta dos classificados para a segunda fase
• 15 de agosto — Divulgação dos classificados para a segunda fase e do local de realização das provas • 15 de agosto a 14 de setembro — Período para as escolas indicarem, na página eletrônica da Obmep, os professores dos alunos classificados para a segunda fase
• 15 de setembro — Provas da segunda fase, às 14h30 (horário de Brasília)
• 30 de novembro — Divulgação dos premiados na página eletrônica da olimpíada. Promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Obmep é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Na sétima edição, em 2011, recebeu 18,7 milhões de inscrições de alunos de 44,6 mil escolas das 27 unidades da Federação.
Fonte: Midiamax


