02/08/2017 10h09
Por: Ana Carolina Kozara
Com uma seca que já dura 49 dias e com a previsão de que uma breve pancada de chuva caia em Três Lagoas apenas na próxima semana, o mês de agosto começa com um alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para baixa umidade do ar em todo o estado do Mato Grosso do Sul.
De acordo com o instituto de meteorologia Climatempo, em Três Lagoas a umidade relativa do ar deve variar entre 74% e 18% no decorrer desta quarta-feira (2), sendo que o valor mais baixo deve ser registrado entre as 12h e 19h.
A Organização Mundial da Saúde diz que a umidade do ar ideal deve variar entre 50% e 80%. No entanto, em algumas épocas do ano, principalmente no Inverno, a umidade atinge níveis abaixo dos 30% e é emitido o alerta de atenção.
Em entrevista à Caçula FM 96,9 MHz, a pneumologista e intensivista Vanessa Alves ressaltou que, além da baixa umidade do ar, Três Lagoas está situada em uma região com muita poeira, o que prejudica ainda mais a saúde de moradores.
Para melhorar a situação de mal-estar característica desta época do ano, a médica orienta as pessoas que não tiverem condições de adquirir um umidificador de ar, que usem as receitas caseiras como deixar uma toalha molhada ou uma bacia de água dentro dos cômodos da casa – quartos, principalmente.
A médica ressaltou que esta condição prejudica principalmente pessoas com doenças crônicas e orienta que procurarem por um especialista em casos como tosse que dure mais de 15 dias ou se houver piora na condição física do paciente.


