Economia – 16/04/2012 – 08:04
No ano passado, Mato Grosso do Sul foi um dos Estados contemplados com a empresa campo-grandense PH Cosmetics
As indústrias de Mato Grosso do Sul já podem inscrever projetos até o próximo dia 25 de maio no Edital Senai/Sesi de Inovação 2012, que tem o propósito de apoiar os projetos de pesquisa aplicada em empresas do setor industrial, por meio dos centros de tecnologia do Senai e unidades do Sesi, com ênfase em inovação tecnológica e social. Ele atenderá projetos em todos os segmentos industriais, desde alimentos e bebidas, metalmecânica, plásticos e borracha, até química, petróleo e gás, construção civil, têxtil e vestuário.
Segundo o gerente de tecnologia e inovação do Senai no Estado, Dax Peres Goulart, a iniciativa contribui para a melhoria da qualidade dos produtos brasileiros, aumento da produtividade de processos de fabricação, criação de mais e melhores empregos, além da disseminação de práticas de responsabilidade social. “Toda a e qualquer empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte e que tiver algum projeto na área de tecnologia e informação já pode inscrever sua proposta. Porém, devem ficar atentas a alguns conceitos, como a inovação tecnológica do processo ou do produto que está sendo trabalhado, o impacto social, sendo desenvolvido e aplicado na interação com a indústria”, explicou.
Ele destaca que os departamentos regionais do Senai e do Sesi colocarão à disposição a infraestrutura de laboratórios e seus técnicos para os testes que forem necessários. “O resultado do edital será divulgado em 14 de setembro e os projetos, que devem ser desenvolvidos no prazo máximo de 20 meses, terão início em janeiro de 2013. A íntegra do edital pode ser consultada no endereço www.editaldeinovacao.com.br”, detalhou. No ano passado, a empresa campo-grandense PH Cosmetics, que está desenvolvendo cosméticos a partir do óleo da semente da bocaiúva, planta característica da região do cerrado, foi contemplada no Edital Senai-Sesi de Inovação 2011.
Novidades
Na edição 2012, o Edital apresenta um novo critério: o modelo de Plano de Negócios, que contempla um roteiro completo e pré-definido com itens detalhados para garantir a análise de viabilidade do produto ou processo. Outra novidade serão os workshops, que vão percorrer algumas unidades do Sesi e Senai em todo o Estado para prestar esclarecimentos aos empresários e consultores sobre os mais pontos mais importantes do edital.
“Iremos orienta-los na elaboração do Plano de Negócios com ênfase nos itens prioritários, bem como apresentar o papel das duas entidades e dos seus parceiros envolvidos nesta edição do edital”, ressaltou Dax Goulart. Ele informa que, até o momento, está prevista a realização de dois workshops, nos dias 18 e 19 de abril, respectivamente, nas unidades do Senai em Campo Grande e Dourados.
Serviço – Mais informações podem ser obtidas por meio do site www.editaldeinovacao.com.br, pelo email [email protected] ou ainda pelo telefone (67) 3389-9033
Fonte: Núcleo de Comunicação do Sistema FIEMS / Núcleo de Comunicação do Sistema FIEMS