29.3 C
Três Lagoas
segunda-feira, 17 de novembro, 2025

Incêndio em serra do Pantanal de MS mantém em alerta bombeiros e brigadistas por conta dos focos de calor e alta temperatura

Fogo já destruiu algumas reservas da Serra do Amolar e um avião está sendo utilizado para ajudar a conter avanço das chamas. Segundo meteorologista, sensação térmica nessa segunda-feira (28) chegou a 46 graus.

29/09/2020 07h45
Por: Marcela Damore com informações do G1MS

MATO GROSSO DO SUL – Os incêndios no Pantanal que atingem algumas reservas da Serra do Amolar, na divisa de Mato Grosso com Mato Grosso do Sul na tarde desta segunda-feira (28), têm deixado em alerta os bombeiros e brigadistas que trabalham na força-tarefa. Segundo meteorologista, Natálio Abraão, a temperatura na região que sofre ainda com os focos de calor, chegou a 39 graus com sensação termina de 46 graus.

Conforme o governo do estado, a força-tarefa é composta por cerca de 65 homens, formada por bombeiros de MS e PR, marinheiros, brigadistas do Ibama, ICMbio e de organizações não-governamentais. Eles estão enfrentando diariamente situações críticas com os incêndios aumentando devido a seca extrema no bioma e altas temperaturas.

Em comparação a 2019, quando setembro teve 2.887 focos detectados em 30 dias, o mesmo mês de 2020 já apresenta uma alta de 109%. O número de focos neste mês está 211% acima da média histórica do Inpe para setembro, que é de 1.944 pontos de incêndio.

Nesta segunda-feira (28), por volta das 15h, uma guarnição atendeu emergência na Fazenda Santa Tereza, onde o fogo queimou uma casa de moradores e se alastra pela vegetação nativa. Pouco antes, por volta de 13h, um outro incêndio, que há uma semana destrói o entorno da serra, chegou a 30 metros da sede de onde está instalada a base das operações antifogo.

Por conta da densa fumaça causada pelas chamas, a navegação fluvial também tem sido prejudicada. Uma estrutura foi montada para centralizar as ações nesta região, situada próxima à divisa de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Um avião está operando no local e mesmo com pouca visibilidade, conseguiu realizar seis lançamentos de água, totalizando 12 mil litros, na área crítica – no vale entre as baías Mandiore e Taquaral. Neste ponto, 30 homens abrem uma frente de defesa para impedir a progressão do fogo para a Serra do Amolar e outras duas reservas.

Os bombeiros e brigadistas se revezam na formação de uma linha negra (contrafogo) a 10 km do fogo que avança pelo Vale da Morraria. Esse fogo também se deslocou no sentido oeste, em direção da Fazenda Santa Tereza, situada na fronteira com a Bolívia. A equipe de bombeiros que se deslocou para a fazenda levaria 40 minutos de barco e andaria 18 km para chegar ao local.

RECORDE

O Pantanal já registra o número mensal mais alto de focos de incêndio desde o início da série histórica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 1998: foram 6.048 pontos de queimadas registrados no bioma desde o dia 1º de setembro até quarta-feira (23), o dado mais recente. O recorde mensal anterior era de agosto de 2005, quando houve 5.993 focos de incêndio no bioma.

Em comparação a 2019, quando setembro teve 2.887 focos detectados em 30 dias, o mesmo mês de 2020 já apresenta uma alta de 109%. O número de focos neste mês está 211% acima da média histórica do Inpe para setembro, que é de 1.944 pontos de incêndio.

Bombeiros e brigadistas na região da Serra do Amolar, no Pantanal de MS. Foto: Governo de MS/Divulgação

Nuvem de fumaça e tempo seco prejudicam trabalhos de membros da força-tarefa, no Pantanal de MS. Foto: Governo de MS/Divulgação

Uma casa ficou destruída por conta do fogo e moradores foram resgatados, no Pantanal de MS. Foto: Governo de MS/Divulgação

Navegação ficou prejudicada por conta de fumaça. Foto: Governo de MS/Divulgação

Incêndio no Pantanal. Foto: JN

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Arauco reforça compromisso socioambiental com ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto em Inocência

Arauco reforça compromisso socioambiental com ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto em Inocência.

Vem aí a 10ª Copa Osmar Dutra de Futebol Society em Três Lagoas

Competição começa em 7 de dezembro e promete reunir 20 equipes em disputas emocionantes.

SEJUVEL abre inscrições para a 2ª etapa do Circuito de Corrida “Cidade das Águas”

Prova será realizada no dia 29 de novembro, na Cascalheira, com modalidades de corrida 5K e caminhada 3K inscrições são gratuitas e limitadas. A...