A Receita Federal libera a partir das 10h desta sexta-feira (23) a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2025. Este será o maior lote da história, tanto em número de beneficiados quanto em valor total: cerca de R$ 11 bilhões serão pagos a 6.257.108 contribuintes.
O lote contempla também restituições residuais de anos anteriores e será integralmente destinado a contribuintes com prioridade legal ou operacional. Entre eles, estão:
- 2,37 milhões que usaram a declaração pré-preenchida com opção de recebimento via Pix;
- 2,34 milhões com idade entre 60 e 79 anos;
- 1,09 milhão cuja principal fonte de renda é o magistério;
- 240 mil com mais de 80 anos;
- 199 mil com deficiência física, mental ou doenças graves.
Pela primeira vez, contribuintes que usaram a pré-preenchida e indicaram chave Pix do tipo CPF também foram priorizados, mesmo sem previsão legal.
A consulta pode ser feita no site da Receita (gov.br/receitafederal), na aba “Meu Imposto de Renda”, ou pelo aplicativo oficial. O pagamento será feito no dia 30 de maio.
Quem não estiver no lote deve verificar pendências no e-CAC e, se necessário, enviar uma declaração retificadora. Se o crédito não for depositado por problemas na conta bancária, o valor ficará disponível por até um ano no Banco do Brasil. Após esse prazo, a restituição poderá ser solicitada no portal e-CAC.

Com informações Agência Brasil