Geral – 07/05/2013 – 17:05
Implantação do Curso de Medicina é tema de ato público
Ato Público encabeçado pelo vereador Idevaldo Claudino, aconteceu nesta segunda-feira (06) e contou com a presença do Deputado Federal Vander Loubet (PT), o vice reitor da Universidade Federal João Ricardo, o diretor da UFMS de Três Lagoas José Antônio Meloni, vereadores e demais autoridades civis do município.
O ato foi regado pela participação da população, através de manifestações de apoio e até mesmo contestações em relação à subsistência dos laboratórios.
Segundo o diretor da UFMS José Antônio Meloni, o que a 7 anos atrás era um sonho para 20 anos, hoje podemos afirmar que já é uma realidade, o sonho foi antecipado e em 2014 a 1° turma de medicina terá inicio no município de Três Lagoas.
A porta de ingresso para o curso será através do Enem/ Sisu e o tema vagas para alunos da rede pública também ganhou espaço no meio do debate e o vice reitor João Ricardo lembrou que isso já é uma lei, lei que tem que ser cumprida o que beneficiara muito aos futuros estudantes aqui de Três Lagoas que possuem uma trajetória acadêmica toda dentro da educação pública.
O deputado Vander Loubet em suas palavras enfatizou; saio dessa audiência feliz e completamente satisfeito ao ver a integração da população junto aos poderes públicos educacionais e políticos. É uma questão de discutir e agir pelo social, não apenas pela saúde ou pela educação de maneira isolada.
A audiência trouxe à tona a realidade da não valorização salarial dos profissionais da área da saúde. O que gera um medo comum na população. Três Lagoas que hoje sofre muito com o cenário da saúde pública, recebe um hospital universitário e um curso de medicina, forma profissionais de alto padrão de Excelência, e por falta de atenção do poder público em relação a remuneração esses profissionais após formados acabam abandonando a cidade para tentar novas perspectivas salariais em outros municípios.
Fonte: Da Redação / Rádio Caçula


